ABIC consagra vencedores do Prêmio Melhores da Qualidade e assina Acordo de Cooperação com a Proteste

WhatsApp Image 2019-10-01 at 10.17.44
03/10/2019
Publicado em

No Dia Internacional do Café, celebrado hoje, em 1º de outubro, a ABIC realizou a premiação Melhores da Qualidade 2018/2019 no hotel Renaissance, em São Paulo. A premiação foi criada em 2006 e é um reconhecimento de sucesso certificando excelência em produto e qualidade.

“É uma data relevante mundialmente para o mercado e aproveitamos para reconhecer o desempenho das empresas ao longo dos últimos doze meses, safra 2018/2019”, explica Ricardo Silveira, presidente da entidade.

Estar atualizada com as demandas do mercado é uma das premissas da ABIC, que neste ano alterou o regulamento incluindo novos critérios de avaliação. Nesta edição a premiação das categorias foi segmentada pelo porte das empresas e valorizou os produtos que, além de obterem as maiores notas de qualidade global da categoria, estamparam o Selo de Qualidade nas suas embalagens.

“Percebemos o movimento do mercado e novas empresas surgindo com foco em melhorar a qualidade da bebida que oferecem ao consumidor. Por isso, optamos por ampliar para empresas de pequeno, médio e grande porte, nas categorias Tradicional, Extraforte, Superior e Gourmet e valorizar as marcas que usam nossa certificação na embalagem,  pois auxiliam a entidade a promover a educação para o consumo”, destaca Ricardo.

NOVO – Confira as imagens do evento

Avaliação do Melhores da Qualidade

A seleção das empresas é feita de acordo com o monitoramento realizado pelo Programa da Qualidade do Café – PQC – realizado a partir de coletas de aproximadamente 5 mil amostras de café em prateleiras de supermercados, empórios, panificadoras e padarias.

“É um processo amplo, que envolve mais de 30 técnicos especializados em avaliação da qualidade do café e utiliza três laboratórios credenciados. Neste ano atingimos mais de 1000 marcas e certificadas pelo programa!”, explica.

As amostras são encaminhadas para laboratórios e avaliadas sensorialmente em uma escala de 0 a 10 pontos, onde o nível mínimo de qualidade do café deve ser 4,5 pontos. O presidente explica que a ABIC se preocupa também com toda a cadeia de café e por isso avalia muito além de atributos sensoriais como a fragrância do pó, o aroma da bebida, a acidez, o amargor e etc. “Nos preocupamos com as boas práticas de fabricação em todo os seus processos de industrialização, com a sustentabilidade das etapas e as notas constantes, em todas as análises periódicas do PQC”, diz Ricardo.

Acordo de Cooperação ABIC e Proteste

Na ocasião, a Associação Brasileira da Indústria de Café, representada pelo presidente Ricardo Silveira, e a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – Proteste, representada pelo Henrique Lian, assinaram um Acordo de Cooperação para fortalecer o monitoramento da qualidade do café ofertado aos consumidores brasileiros.

Para o presidente da ABIC, Ricardo Silveira, quem mais sairá ganhando com esse acordo será o consumidor final, pois terá a garantia de produtos de qualidade e com segurança alimentar.

Conheça os cafés premiados pelo Melhores da Qualidade, safra 2018/2019:

Extraforte

Categoria Pequeno PorteCategoria Médio PorteCategoria Grande Porte

Café Cristal Extra Forte
(Café Cristal Ltda.)

Café Itaú ExtraForte
(Café Itaú Ltda.)

Café Pacaembu Extra Forte
(Café Pacaembu Ltda.)

Tradicional

Categoria Pequeno PorteCategoria Médio PorteCategoria Grande Porte

Café Coringa
(Romano e Cia Ltda.)                                      

Café Excelsior Tradicional
(Café Excelsior Ltda.)

Café Iguaçu Tradicional
(Grupo 3Corações)

Superior – Torrado e Moído

Categoria Pequeno PorteCategoria Médio PorteCategoria Grande Porte

Café Aviação Superior
(Gonçalves Salles S/A Ind. e Com.)

Café Canecão Premium
(Café Canecão Ltda.)

Melitta Café Especial
(Melitta do Brasil Ind e Com. Ltda.)

Superior – Em Grão

Categoria Pequeno PorteCategoria Médio PorteCategoria Grande Porte

Café Vergato Grãos para Expresso
(Ind. e Com. Dona Flor Ltda.)

Café Kuhl Expresso Superior
(Irmãos Kuhl Ltda.)

Café Terraza Expresso
(Coop. Cooxupé.) 

Gourmet – Torrado e Moído

Categoria Pequeno PorteCategoria Médio PorteCategoria Grande Porte

Café do Produtor Espresso Moído
(Prata dos Santos Ind. E Com. Ltda.)

Café do Centro Bahia
(Brasil Espresso Com. Atacadista Ltda.)

Rituais Cerrado Mineiro
(Grupo 3Corações)

Gourmet – Em Grão

Categoria Pequeno PorteCategoria Médio PorteCategoria Grande Porte

Rubio Arábica Grãos
(CFX Ind. e Com. Exp. e Imp. de Café Ltda.)

Café Canecão Espresso Gourmet
(Café Canecão Ltda.)

Prima Qualitá Expresso
(Coop. Cooxupé) 

Compartilhar: