ABIC disponibiliza Manual de Regras de Rotulagem Aplicadas ao Café

O rótulo é uma importante forma de comunicação entre a indústria e seus consumidores. Ele revela orientações relevantes sobre o produto, como preparo, quantidade, origem, dentre outras

foto de uma mesa com um tablet, teclado e uma xícara de cafe. na tela do tablet a capa do manual de rotulagem aplicaveis ao café
18/05/2021
Publicado em

O rótulo é a principal fonte de informação estampada nas embalagens dos alimentos que compramos no dia a dia. Além de ser a forma mais simples de comunicação entre a indústria e os consumidores, a etiqueta contém orientações relevantes sobre as características dos produtos, como qualidade, quantidade, origem, validade, instruções de preparo, dentre outras. 

A rotulagem é obrigatória e está regulamentada pela legislação brasileira. Porém, existem inúmeras normas emitidas por diferentes instituições e disponibilizadas em diversos locais, o que gera confusão, principalmente, para as pequenas marcas. Com o intuito de auxiliar esses industriais, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) lança o Manual de Regras de Rotulagem Aplicadas ao Café.

O material foi pensado e elaborado em conformidade com a legislação nacional e preza pelo respeito ao consumidor. De forma simples, didática e com o auxílio de ilustrações, o Manual tem como objetivo orientar os industriais a produzirem rótulos que transmitam as informações necessárias de maneira compreensível, visível e que garanta a segurança do alimento

“A ABIC está sempre preocupada em dar suporte aos Associados, principalmente, aos pequenos e médios. Esse Manual elaborado pode orientar as empresas de forma fácil, garantindo uma conformidade com a legislação. Dessa forma, elas irão sempre manter o respeito com o consumidor”, destaca Celírio Inácio, Diretor Executivo da ABIC.

Educação ambiental: regras de rotulagem

Embora não seja obrigatório, a ABIC fez questão de incluir um conteúdo sobre a Rotulagem Ambiental no manual, com o objetivo de reafirmar o seu compromisso com a sustentabilidade na indústria cafeeira. O material, que é altamente recomendável pela Associação, tem o objetivo de instruir o consumidor quanto ao uso do produto e a destinação adequada da embalagem. 

Aos interessados em adquirir o manual com as Regras de Rotulagem Aplicáveis ao Café, basta enviar um e-mail para o seguinte endereço eletrônico: abic@abic.com.br.  

Fique por dentro do universo do café!

Redação: Usina da Comunicação.

ABIC disponibiliza Manual com Regras de Rotulagem Aplicáveis ao Café.

Compartilhar: