ABIC Entrevista: Cecília Sanada, consultora, especialista e provadora Q Grader

A especialista comenta na entrevista ao Jornal do Café sobre os avanços do grão e sobre a importância de se investir em conhecimento.

Barista_Cecília Sanada_Foto de Iandra Vilela
Crédito: Iandra Vilela
23/07/2021
Publicado em

Cecília Sanada era cabeleireira e maquiadora quando decidiu mudar de carreira e mergulhou de cabeça no universo do café. Em 2007, começou a trabalhar como barista no extinto Octávio Café (SP), que chegou a ser a maior cafeteria da América Latina, contava com fazenda e torrefação.  Foi lá que conheceu a fundo o ofício, se aprimorou e chegou a participar de competições do setor, como o Campeonato Paulista de Baristas e o Campeonato de Café Coado, além de ter sido eleita a barista do ano pela revista Prazeres da Mesa

Devido ao seu grande sucesso no mercado, Cecília já começou a trabalhar como instrutora de cursos especializados em seu segundo ano de atuação e, em seguida, como inspetora e provadora de qualidade. Hoje, presta consultoria para a indústria do café e tem entre seus principais parceiros a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), o Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafesp), a Fazenda Guariroba, entre outros. Também participa de concursos de qualidade em países da América Central e da África, onde atua como degustadora e auditora da qualidade dos cafés.

Variedade de cafés

A especialista ressalta que, quando ingressou no ramo, quase não existiam cafeterias especializadas em cafés Gourmets  e diferenciados e que a variedade de preparo era limitada, assim como a oferta de produtos de diferentes regiões do Brasil e o relacionamento entre os produtores e as cafeterias quase não existia. “Hoje, o panorama do mercado melhorou muito. Começaram a aparecer produtos de novas regiões, produtoras mulheres, processos de preparos diferentes e uma variedade muito grande de qualidade de café comparado ao período de 2007, quando comecei”, comenta.

Conhecimento é fundamental

Para quem quiser começar na área e aproveitar o cenário bem amplo dos dias de hoje, a consultora enfatiza a importância do conhecimento. “Acredito que é sempre importante ter uma noção geral sobre o que é a bebida café, a legislação, o preparo, e como o grão é importante para o Brasil e para o Mundo. Quanto mais conhecimento você adquire, mais fácil fica na hora de oferecer um café de qualidade”, ressalta.

Redação: Usina da Comunicação.

Compartilhar: