ABIC entrevista: Grupo 3Corações

A empresa concedeu entrevista ao Jornal do Café após vencer duas categorias na Folha Top of Mind, premiação que aponta as marcas que mais se fazem presentes na cabeça dos brasileiros

A 30a edição da Folha Top of Mind, referente ao ano de 2020, foi especial para o Grupo 3corações. Após vencer duas categorias na premiação, que aponta as marcas que mais se fazem presentes na cabeça dos brasileiros, a empresa avançou mais um degrau na sua consolidação junto ao público como uma das referências em café. A pesquisa nacional do Datafolha foi impactada pela quarentena e a consequente transformação no comportamento dos consumidores. Na categoria Máquina de Café, a 3corações conquistou o primeiro lugar, com 9% das menções espontâneas. Já na categoria Top Destaques Regionais, o Café Santa Clara, que pertence ao grupo, também encabeça a lista. O Café Santa Clara possui uma participação de mercado de 36% no varejo da região, de acordo com dados da Nielsen.

Em comemoração ao importante reconhecimento, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) fez uma entrevista exclusiva com Roberta Prado, Head Marketing do Grupo 3corações, para o Jornal do Café. Confira!

ABIC: A vitória nessas duas categorias coloca a 3corações como uma das principais marcas para o segmento no Brasil. Qual a importância desse prêmio para a empresa?

Roberta: Ter o reconhecimento do consumidor brasileiro como a marca mais lembrada de café é resultado de uma construção de longo prazo e uma equação muito simples: de um lado os brasileiros que amam café e do outro uma empresa que é apaixonada pela bebida e não mede esforços para entregar qualidade, inovação e estar presente no dia a dia das pessoas.

ABIC: Qual o diferencial que tornou a 3corações Top of Mind para o consumidor?

Roberta: Acreditamos que o café é a bebida do brasileiro, independentemente de classe social e de regionalidade. O Brasil é um país continental onde o café é extremamente relevante em todos os cantos, seja para os Gaúchos, Paulistas, Mineiros, Pernambucanos, etc… Por isso, além do espirito inovador que nos move, a 3corações se preocupa em garantir cafés de qualidade para todos, inclusive promovendo a democratização de cafés especiais. Estas diretrizes se refletem em todo nosso plano de comunicação e nas diferentes interfaces com o consumidor.

ABIC: Como é a responsabilidade em lidar com um dos produtos mais amados e consumidos pelos brasileiros?

Roberta: Como a maior empresa de cafés do Brasil e agora como a marca mais lembrada pelos brasileiros, sabemos da nossa responsabilidade. Por isso, além de nos preocuparmos em garantir cafés de qualidade para todos, estamos sempre atentos às demandas do consumidor para não só correspondermos a estas expectativas como também os surpreenderem com projetos e inovações capazes de trazer valor para a cadeia do café e para a sociedade.

ABIC: O que diferencia os cafés da 3corações dos demais disponíveis no mercado? E as cafeteiras?

Roberta: Além da marca 3corações carregar importantes credenciais de qualidade e tradição no seu DNA, a marca tem uma alma inovadora.

Buscamos excelência em cada etapa de nossa produção, produzimos nosso café pensando no consumidor. Sabemos que a qualidade do aroma e do sabor é um desejo a cada xícara, mas fazemos muito mais que isso.

Não conseguiríamos fazer esse café sem escolher os melhores fornecedores, que cumprem com as Boas Práticas Agrícolas e que garantam sustentabilidade e rastreabilidade à cadeia produtiva do café até a mesa do consumidor. Em nossas mãos está o compromisso com a pureza do grão, a qualidade na torra e na moagem e em cada produto que disponibilizamos. Além da tecnologia de envase exclusiva que garante maior frescor ao café, vai a nossa dedicação em forma de uma bebida de sabor prolongado e aroma marcante para selar a satisfação de todos os consumidores que escolhem o produto da 3corações.

A nossa solução de máquinas e cápsulas (TRES) é única e a qualidade do produto que colocamos no mercado é um grande compromisso e diferencial. Trata-se de um sistema próprio de máquinas e cápsulas que permite ter constantes inovações no portfólio, atendendo às necessidades do consumidor. Cada vez mais (e especialmente este ano em que as pessoas estão mais em casa), a solução TRES da 3corações passou a ser um aspiracional para que elas possam equipar suas casas com a melhor solução de cafés espressos e multibebidas (chás, cappuccinos, chocolatto e mais de 35 opções de bebidas). Entendemos que a liderança está sendo conquistada por uma construção de longo prazo orientada pelo relacionamento com consumidor e inovação. Trabalhamos de forma consistente em diferentes frentes, desde execução de ponto de venda e degustações, até expansão nos canais de varejo, Food Services (restaurantes) e escritórios (Corporativo).

ABIC: O que a marca está fazendo para conquistar as mesmas vitórias no próximo ano?

Roberta: Somos uma marca essencialmente brasileira e apaixonada pelo que fazemos. Ter o reconhecimento do consumidor brasileiro como a marca mais lembrada demonstra que estamos no caminho certo, resultado de uma construção de longo prazo. E assim seguiremos trabalhando com consciência da nossa responsabilidade e absolutamente orientados para as pessoas e pela paixão pelo café.

ABIC: A pandemia afetou, de forma direta, o comportamento do consumidor. De que forma a marca lidou com isso?

Roberta: Este foi um ano atípico e diferente em termos de comunicação, já que houve grandes rupturas em comportamentos. E em um momento delicado como este, precisávamos ter a sensibilidade de promover uma comunicação com ações contextualizadas e que trariam benefícios concretos para a sociedade.

Revisitamos todo o planejamento de comunicação e percebemos que o café, por ser um aliado na vida das pessoas, tornou-se ainda mais relevante nestes tempos. Ademais, em função do distanciamento social, as pessoas ficaram ainda mais conectadas. Sendo assim, reforçamos nossa presença nos canais digitais, entregando um conteúdo rico, ações contextualizadas e trabalhamos fortemente em duas frentes prioritárias para minimizar os impactos causados pela pandemia no país: apoio à saúde pública, com aportes financeiros para aquisição de respiradores e equipamentos de proteção a hospitais públicos, e combate à fome, com doações de mais de 100 toneladas de produtos para compor cestas básicas. Realizamos também a doação de 20 mil cestas básicas para 53 ONGs espalhadas por todo Brasil e que certamente fez a diferença na vida dessas pessoas.

ABIC: Ainda sobre pandemia e consumo, houve alguma transformação que veio para ficar? Qual?

Roberta: Sim. Houve um aumento de experimentação e consumo de bebidas que eram comuns fora de casa, como o cappuccino e o espresso. Nossa solução TRES de máquinas e cápsulas ganhou ainda mais relevância por entregar uma experiência de qualidade e praticidade dentro de casa. Além disso, percebemos uma migração para o digital e para o canal e-commerce.  Neste período, nos estruturamos para apoiar e sermos aliados do varejo em suas plataformas. Também reforçamos nossa estrutura de e-commerce próprio com internalização de nossa logística e lançamento de uma nova plataforma on-line, que irá funcionar como um grande hub de inovação em torno do café, desenvolvendo a categoria com portfólio de cafés raros e premiados, bem como toda linha de máquinas e cápsulas.

ABIC: Falando em inovação, o que o mercado pode esperar da 3corações?

Roberta: Em sua história de 60 anos, o grupo se formou com sólidos valores e um dos que mais se destaca é justamente a essência de agir com ousadia e inovação, aproveitando e criando oportunidades. O propósito do Grupo é proporcionar experiências prazerosas que promovam alegria e bem-estar, criando laços duradouros e gerando valor para todos. Sendo assim, o portfólio completo da 3corações já possui um grande vínculo com os consumidores brasileiros e nos sentimos na responsabilidade de manter este relacionamento continuando a oferecer sempre o melhor produto, de forma acessível, em diferentes formatos, liderando as tendências e sendo capaz de proporcionar uma experiência memorável aos apaixonados por café.

ABIC: Na relação com o consumidor, o que significa contar com os Selos de Certificação ABIC? É uma vantagem competitiva?

Roberta: A 3corações preza pelo alto padrão de qualidade em toda jornada que o café faz até chegar à xícara. É de extrema importância que os consumidores sintam não somente o sabor e o aroma de uma bebida de qualidade, mas também e a segurança de que o produto passou por boas práticas em todo o processo de industrialização. Nem todo café é igual!

Com isso, oferecer cafés certificados para os consumidores é ter a possibilidade de passar adiante informações de conhecimento no consumo desta bebida. Visto que nem todo café é igual, é possível manter um padrão de qualidade do produto, cuja certificação ainda garante que ele passou por uma metodologia de análise sensorial e foi classificado por especialistas de acordo com o seu resultado. Com isso, é possível garantir o melhor para a xícara dos brasileiros e criar uma relação de confiança.

Assessoria de Comunicação ABIC – Usina da Comunicação

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Um comentário

  1. Amo ....muito essa empresa..... três corações grupo Santa Clara....amo café....

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