Cerrado Mineiro Day: um dia para celebrar a Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro

Foto-31
26/09/2019
Publicado em

Federação dos Cafeicultores do Cerrado institui dia para celebrar a Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro e lança o “Cerrado Mineiro Day” em parceria com a Ally Coffee

Cerrado Mineiro Day: um dia para celebrar a Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro

A primeira e única Denominação de Origem para cafés no Brasil, a Região do Cerrado Mineiro pela sua história e conquistas merece um dia de celebração. A partir deste ano, na primeira sexta-feira de outubro, o Cerrado Mineiro Day irá marcar e celebrar a chegada dos cafés da nova safra da Região do Cerrado Mineiro para mundo. Neste ano a data será celebrada no dia 4 de outubro, com a realização de cuppings no mundo todo promovidos pela Ally Coffee, importadora credenciada à Federação.

A Região do Cerrado Mineiro é a única região brasileira a possuir esse status de Denominação de Origem para seu território e para seus cafés; mesmo sendo uma região jovem, com pouco mais de 40 anos, a notoriedades dos seus cafés e a atitude de seus produtores, com seu perfil inovador ganhou o mundo tornando a Região uma referência na cafeicultura brasileira. Com um moderno sistema de rastreabilidade o Selo de Origem e Qualidade que garantem a origem e a qualidade dos lotes, é a Federação dos Cafeicultores do Cerrado a entidade que promove, controla e representa a Região do Cerrado Mineiro.

Para Juliano Tarabal, Superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, “O Cerrado Mineiro Day além de um momento de celebração faz parte de uma estratégia de integração da cadeia do café unindo os elos em torno da promoção da Região do Cerrado Mineiro, nossos cafés, nossa Denominação de Origem e nossos produtores. Nós queremos convidar as pessoas para vivenciar nossa origem e conhecerem sobre nossos cafés”.

Como ações, o Cerrado Mineiro Day, neste primeiro ano de celebração, irá focar ações no mercado internacional junto a torrefadores, para isso a importadora credenciada à Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Ally Coffee irá promover, no dia 4 de outubro, cuppings com cafés do Cerrado Mineiro em 2 continentes: América e Europa. Os cupping serão realizados em Greenville e São Francisco nos Estados Unidos. Em Gothenburg na Suécia; Berlim na Alemanha; Helsinki na Finlândia e São Petersburgo na Rússia.

Segundo Bruno Tavares, CEO da Ally Coffee a ideia é conectar os produtores até os consumidores nesta celebração. “A ideia é que junto com os produtores no Brasil e com nossos clientes, os torrefadores que temos no exterior, possamos promover o café que eles acabaram de colher e todo o café estará disponível para que as pessoas possam comprá-lo, levá-lo e torrá-lo e possam promover a Região, com toda a rastreabilidade, com a qualidade e todo o histórico que existe por trás do café” – explicou Tavares.

A agenda com os cuppings pelo mundo será divulgada nas redes sociais da Ally Coffee e da Região do Cerrado Mineiro.

Fonte: Revista Cafeicultura

Compartilhar: