Confira o resultado da parceria entre Nespresso e Kobra: lições de sustentabilidade e economia circular

A marca, associada da ABIC, convidou o artista brasileiro para produzir duas obras que estimulem as pessoas a repensarem a relação entre a natureza e o consumo

Nespresso e Kobra
Crédito: Helo Oliveira
28/07/2021
Publicado em

A Nespresso, pioneira em cafés de alta qualidade sustentável e associada da a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), convidou o grafiteiro e muralista Eduardo Kobra para a produção de dois projetos de arte. A união é uma homenagem a toda a cadeia de produção do café, do grão à xícara, com foco na preservação do meio ambiente e no cuidado com as pessoas.

Kobra promove reflexão com a arte 

Através de duas obras, a iniciativa busca estimular que a sociedade repense a relação entre a natureza e o consumo, com foco na economia circular e na sustentabilidade. A primeira delas é uma escultura, desenvolvida com base nos preceitos do UpCycling, tendência de ressignificação de objetos para novas utilidades.

Crédito: Helo Oliveira

O artista reaproveitou desde materiais orgânicos, como pó de café usado, até o sintético do alumínio das cápsulas, além de papelão, tecido e papel, para confeccionar um mosaico 3D com a frase “Nossas ações dizem tudo”. Com dimensão de 100cm x 102cm, ela ficará exposta na vitrine da Boutique Nespresso, localizada na Rua Oscar Freire (SP), até meados de outubro.

Já a segunda, ainda em produção, será uma intervenção urbana definitiva na capital paulista. No novo painel do artista, cujo nome e local serão definidos futuramente, Kobra irá retratar um recorte da história do café brasileiro e a importância da sustentabilidade.

“Fiquei muito feliz em ter sido convidado para esta parceria com a Nespresso, porque ao mesmo tempo que ela possibilita que eu seja criativo e produza uma obra de arte, também está coerente com um dos valores que mais prezo ao longo de minha carreira: a preservação do meio ambiente. Ao usar o conceito do UpCycling para esta ação, estou misturando o meio e a mensagem, ou seja, fazendo com que a arte em si já seja calcada na ideia de transformação sustentável”, afirma Eduardo Kobra.

Nespresso completa 15 anos

As intervenções artísticas dão continuidade ao aniversário de 15 anos da história da marca no Brasil e ao compromisso da companhia com a sustentabilidade no país. Essas ações também se conectam ao projeto mundial intitulado “Com Todo o Cuidado“, que busca evidenciar as iniciativas da marca em todo o ciclo de vida do café e do alumínio, com um olhar cuidadoso sobre as pessoas que protagonizam essas histórias no campo e também com o próprio meio ambiente.

Crédito: Helo Oliveira

Monica Lopes, Diretora de Marketing da Nespresso no Brasil, acredita que a arte é um catalisador para mudanças positivas, pois provoca sentimentos e emoções, que resultam em transformação. Por meio dessas intervenções artísticas, ela diz ser possível mostrar que o compromisso com o meio ambiente é sim tangível e depende de todos nós. 

Não fique de fora das principais notícias sobre o universo do café. Acesse!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: