Conheça 6 incríveis fatos sobre o café para contar aos seus clientes

152624-conheca-6-incriveis-fatos-sobre-o-cafe-para-contar-aos-seus-clientes-760x460
30/03/2020
Publicado em

Por: Alice Mendes, para o Blog Villa Café

Tomar café é um hábito comum aos brasileiros. O horário da dose pode variar: alguns preferem bebê-lo de manhã, para começar o dia ao estilo bulletproof, mas também há os que apreciam um cafezinho pós-almoço, na hora do intervalo, e até mesmo mais no fim da tarde, para fechar a rotina em boa companhia. Independentemente da escolha, o fato é que o café está presente em 98,2% dos lares do Brasil.

Em meio a um número tão alto de consumidores, são inúmeras as conversas que giram ao redor das curiosidades sobre o café. Vai dizer que você nunca ouviu clientes falando sobre o melhor jeito de fazer café ou os motivos de tomar a bebida? O café é tão querido que, inevitavelmente, vira assunto, e todo mundo parece saber algo sobre ele.

E é para você ter ainda mais argumentos para atrair o público da sua cafeteria que preparamos este post. Aqui, você vai se surpreender com 6 fatos sobre o café para brindar os clientes com um conteúdo que vai tornar a bebida ainda mais interessante aos olhos deles. Anote aí:

1. O Brasil é líder em patentes de café

Você já deve ter ouvido falar que o Brasil é destaque na produção e na exportação mundial de café. Mas sabia que o nosso país também é líder no desenvolvimento de patentes relacionadas ao grão?

Um recente relatório da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), reconheceu que o Brasil se destaca na proteção da propriedade intelectual para capitalizar ativos intangíveis.

As patentes que cercam o café brasileiro envolvem tanto questões de proteção jurídica quanto de marcas coletivas. Ainda segundo o documento, o país concorre com nações desenvolvidas ao despontar na busca por melhorias no processamento do grão.

2. O café ajuda na perda de peso

O café traz bastantes benefícios à saúde, vários deles relacionados à cafeína, substância presente em alta quantidade na bebida. Dentre as vantagens, está a questão de que o café ajuda nos processos de emagrecimento.

A lógica é a seguinte: a cafeína age diretamente no estímulo da enzima lipase, que é essencial para a síntese dos lipídeos (ou seja, as gorduras). Nesse processo, a cafeína ajuda a eliminar o excesso de gordura, que é lançada no sangue para, então, ser oxidada. Assim, ao incorporar uma medida adequada de cafezinhos na alimentação, é possível manter uma dieta promissora.

Inclusive, o café é conhecido por ser um termogênico, ou seja, um alimento que estimula o gasto calórico, favorecendo a perda de peso. É importante lembrar, no entanto, que a bebida não age sozinha: exercícios e boa alimentação são fundamentais para que os efeitos sejam efetivos.

3. Os grãos de café vêm de uma fruta

A forma mais conhecida do café é a do grão, geralmente em coloração amarronzada, já torrado, que, depois, é moído para se tornar um delicioso cafezinho. Mas o início do processo começa na roça, no período em que o café ainda é uma fruta.

Os grãos de café, na verdade, são sementes de frutas que nascem de pequenas árvores, os cafeeiros, que têm formato de arbusto. A época certa de fazer a colheita — para dar início ao processo de secagem e torra — é quando as frutas estão bem maduras e com tom avermelhado, semelhante ao das cerejas.

4. O café pode ser realmente viciante

Muita gente faz piada dizendo que o café é uma droga. Você mesmo já deve ter ouvido pessoas afirmarem que são “viciadas em café”, não é verdade? Pois saiba que essa brincadeira tem um fundo de verdade.

A bebida age no sistema nervoso central e é rapidamente absorvida pela corrente sanguínea, estimulando a diminuição do cansaço, o bom humor, a disposição e o aumento da concentração. Porém, se ingerido em doses desmedidas, o café, que traz tantas sensações boas, pode afetar tanto a saúde a ponto de gerar uma dependência semelhante à de substâncias como a nicotina, presente no cigarro.

Em longo prazo, as pessoas que abusam do consumo tendem a desenvolver tolerância à cafeína, principal estimulante do café. A falta da bebida pode causar sintomas variados — dores de cabeça, tonturas e até mesmo ansiedade —, agindo como uma espécie de droga. Logo, é sempre bom lembrar: o café é ótimo, mas na medida!

5. O Brasil não ganha no consumo de café

Apesar de o café ser indispensável para a maioria dos brasileiros e o nosso país ter uma longa história de produção e industrialização do grão, os brasileiros não são os maiores consumidores da bebida no mundo.

Especializada em pesquisas de mercado, a Euromonitor International lançou em 2013 um ranking dos Top 50 países consumidores de café. A pesquisa considerou o volume de quilos per capita, e os países nórdicos tomaram o topo da lista. Primeira colocada, a Finlândia apresenta o índice de 9,6 kg, enquanto que o Brasil (posicionado em 10º lugar) totaliza apenas 4,8 kg.

6. O café da primeira hora do dia não é o melhor

Muita gente toma café assim que acorda. Afinal, quem não quer uma ajudinha para despertar do sono e cumprir as tarefas da rotina? Porém, saiba que deixar o cafezinho para mais tarde pode ser melhor para obter energia.

Segundo o pesquisador Steven Miller, que estudou o ciclo circadiano (que controla os nossos hormônios 24h), o café deve ser ingerido nos horários em que produzimos menos cortisol, como entre 9h30 e 11h30, pela manhã, e entre 13h30 e 17h, à tarde.

O cortisol é um dos principais hormônios que atuam no ciclo circadiano, sendo responsável pela sensação de alerta. Entre 8h e 9h, horários em que muita gente faz a primeira refeição do dia, o cortisol está em alta naturalmente, não precisando de estímulos externos. Tomar café nesse momento pode ser um desperdício de cafeína e ainda tornar o corpo mais resistente ao potencial energético da bebida.

Além dessas curiosidades sobre o café que você viu hoje, o universo desse grão possibilita ainda muitas mais surpresas. E, se você se quer conhecer ainda mais fatos sobre o café para contar aos seus clientes, aproveite a visita e curta a nossa página no Facebook: são muitos os conteúdos de qualidade para quem ama um cafezinho!

Compartilhar: