Consumo responsável: conheça os benefícios de usar copos sustentáveis

Além de optar por cafés de origem sustentável, o consumidor pode contribuir com o meio ambiente escolhendo recipientes reutilizáveis ou com materiais de menor impacto ambiental

Copos Sustentáveis
Crédito: Freepik
16/09/2021
Publicado em

A sustentabilidade é uma temática em alta  nos dias atuais. Assuntos como reciclagem e uso racional dos recursos naturais nos ajudam a pensar o quanto as nossas atitudes impactam o meio ambiente, principalmente, quando falamos em consumo consciente. Aqui no Jornal do Café, já trabalhamos o assunto com diferentes abordagens, sempre com o intuito de levar informação relevante para a indústria e para os amantes do café.

Se por um lado, o setor se preocupa cada vez mais com a temática e desenvolve ações alinhadas à preservação ambiental, de outro, os consumidores também podem adotar hábitos que irão potencializar essa equação. Pensando nisso, separamos dicas de copos reutilizáveis ou com materiais sustentáveis, de menor impacto ambiental, onde o café pode ser degustado de igual maneira.

Copos reutilizáveis

Investir em recipientes reutilizáveis é a melhor maneira de mitigar o impacto ambiental, uma vez que diminui a quantidade de resíduos descartados. Escolha copos que podem ser usados diversas vezes, como os de vidro ou  cerâmica. Os de silicone ou inox, além de caberem na bolsa ou em uma mochila, podem ser lavados e carregados para onde quisermos. A opção dos copos retráteis (ocupam menos espaço) também é bastante útil no cotidiano. A dica é: quanto mais o copo é utilizado, menor o impacto ambiental resultante.  Lembre-se, também, de racionar o uso de água na lavagem dos copos.

Copos de papel

O copo de papel leva, no máximo, cerca de 18 meses para se decompor totalmente no meio ambiente, o que representa uma vantagem significativa quando comparamos com os feitos de plástico, que demoram de 200 a 400 anos. Além disso, copos de papel podem ser compostáveis e biodegradáveis..  

Leia mais – Veja os impactos do ESG nos negócios

Evite o copo plástico descartável

Embora sejam práticos, o uso de copos plásticos descartáveis  ou de uso único é bastante prejudicial ao meio ambiente. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE), são consumidos, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1500 toneladas de resíduos diariamente. 

Embora o plástico tenha potencial para ser reciclado, esse mercado ainda está em desenvolvimento no Brasil. Estima-se que de todo o plástico que já foi produzido no mundo, um volume de mais de 400 milhões de toneladas, apenas 9% foi reaproveitado para o ciclo de produção. No Brasil , cerca de  11,3 milhões de toneladas de plástico são produzidas anualmente, e somente 1,28%  são de fato recicladas e reinseridas na cadeia produtiva.

Ser sustentável é ser consciente. Se todos os amantes do bom cafezinho, a segunda bebida mais consumida no Brasil, mudarem de hábito, imagina o impacto positivo que essa atitude terá no meio ambiente. Cuidar da natureza é tão necessário quanto cuidar da nossa casa. Reflita, mude e ajude a conscientizar os demais. Preservar significa construir uma sociedade melhor para todos!

Confira mais informações sobre o universo do café!

Redação: Usina da Comunicação

Colaboração: Paula Tavares

Compartilhar: