Café do Brasil ganhará mercado com volumosa safra de boa qualidade

Coouxupe, café
A diretora-executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Vanúsia Nogueira, estimou que as vendas desses grãos diferenciados brasileiros podem aumentar 5% em 2020 (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Após sofrer inicialmente impacto da pandemia, a demanda global por cafés especiais está sendo retomada com força, o que permitirá ao Brasil escoar uma safra com maior volume de grãos diferenciados e até mesmo ganhar mercado na categoria premium no exterior, avaliou uma representante do setor brasileiro.

Em entrevista à Reuters, a diretora-executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Vanúsia Nogueira, estimou que as vendas desses grãos diferenciados brasileiros podem aumentar 5% em 2020, graças a uma colheita abundante e de “excelente” qualidade, em um ano em que concorrentes “não estão conseguindo entregar” por conta de impactos da pandemia.

Para ela, o Brasil conseguiu concluir os trabalhos do campo em 2020 sem grandes sobressaltos, com organização do setor e ajuda de processos mecanizados na colheita existentes hoje na maior parte dos cafezais brasileiros, o que reduz a necessidade de trabalhadores no país que é o terceiro no ranking com mais casos de Covid-19.

A Colômbia, terceira produtora global e a principal em café arábica lavado, está amargando queda de 10% nas exportações no acumulado do ano, com a federação de cafeicultores citando restrições à mobilidade para controlar a pandemia. Já a Costa Rica alertou que o fechamento das fronteiras para conter o vírus reduz a mão de obra para a colheita.

“Achamos que vamos aumentar a nossa participação em cafés especiais e sustentáveis. Com certeza vamos aumentar, a safra está muito boa e tem concorrentes nossos que não conseguiram entregar, o que é interessante para nós”, disse Vanúsia, gestora do projeto “Brazil. The Coffee Nation”, uma parceria da BSCA com a agência de promoção de exportações Apex para elevar vendas de cafés especiais do país.

*Trecho de conteúdo do portal MoneyTimes. Leia na íntegra em https://www.moneytimes.com.br/cafe-do-brasil-ganhara-mercado-com-volumosa-safra-de-boa-qualidade-diz-bsca/

Compartilhar:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *