ABIC Educa: conheça o projeto que oferece capacitação on-line gratuita para os nossos associados

logomarcabg
17/09/2020
Publicado em

Através de webinars e palestras digitais, a ABIC investe na educação e atualização de profissionais do setor para estimular o desenvolvimento do agronegócio café

Com o objetivo de investir na capacitação e atualização de profissionais do setor cafeeiro, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) lançou, em agosto, o ABIC Educa. O projeto, que é exclusivo para os associados, busca investir no desenvolvimento do agronegócio café através da educação de qualidade. Durante as aulas, palestras e webinars, os participantes entram em contato com técnicas e soluções que podem se tornar uma oportunidade de diferenciação e inovação em seus negócios.

Até o momento, duas edições do curso de Química da Torra foram realizadas. Ministradas pelas Doutoras Fabiana Carvalho e Verônica Belchior, a formação abordou as transformações físico-químicas que ocorrem no grão de café durante o processo de torra. A programação foi dividida em dois módulos e os conteúdos foram baseados na literatura científica disponível, que contribuem para a tomada de decisões envolvendo as mudanças de carga de energia, fluxo de ar, pressão e tempo nas diferentes fases desse processo industrial.

“Através dessa iniciativa, buscamos investir na qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos com a indústria de café. Dessa forma, será possível estimular a constante evolução e expansão do setor. É importante que todos os nossos associados entendam que a ABIC aposta neles e está sempre disposta a contribuir para a melhoria contínua dos seus negócios”, explica Mônica Pinto, Nutricionista e Coordenadora de Projetos da Associação.

Excelência através da capacitação

As primeiras duas edições foram um sucesso! Com mais de 160 inscritos, de nove diferentes estados, a média de aprovação do curso de Química da Torra foi de 100%. Daniel Golfeto, Gerente de Produção do Grupo Catuay, participou da primeira turma formada e elogiou a iniciativa, além de exaltar a sua importância para que todos os profissionais tenham acesso a fontes de conhecimento essenciais para o desenvolvimento da carreira e fortalecimento da classe.

Já a Supervisora de Operações e Qualidade do Café Caiçara, Vanessa Camargo Marino, afirmou que a sua parte favorita foi a demonstração das degradações químicas ocorridas em cada fase da torra. Ela ainda elogiou a forma como a Associação se adaptou à nova realidade de ensino à distância: “Achei muito legal a ABIC também ter entrado nessa realidade de plataformas de estudos e oferecer oportunidades e aprendizados também para os colaboradores envolvidos na área do café”.

Além de incentivar o conhecimento técnico, o ABIC Educa promove a formação de uma rede de cooperação e trocas profissionais, o que estimula ainda mais a oxigenação do agronegócio. Segundo Gilsimar Carvalho, que exerce a função de Torrador no Café Petinho, “A importância desse curso é reavivar o setor, promovendo um desenvolvimento elevado e com qualidade, para que todos tenham um estímulo e valorizem ainda mais os benefícios que o café proporciona para a saúde”.

Próxima capacitação: Gestão Estratégica na Comercialização de Café

Uma nova edição do ABIC Educa está a caminho! Com o intuito de ensinar os fundamentos e estratégias de alta performance para comercialização de café, a ABIC irá realizar o curso on-line Gestão Estratégica na Comercialização de Café. Dividido em dois módulos, as aulas serão ministradas nos dias 05 e 06 de outubro por Gil C. Barabach, Economista, Mestre em Economia do Desenvolvimento (FACE-PUCRS), e Especialista em Agrobussines e Gestão Agroindustrial. O curso é ao vivo e a interação com o instrutor será em tempo real.

Compartilhar: