A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) estará presente na Semana Internacional do Café (SIC), que ocorre entre os dias 5 e 7 de novembro, das 10h às 19h, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). Na SIC, os integrantes da ABIC participarão de discussões relevantes para o setor cafeeiro e desenvolverão atividades que reforçam a pureza e a qualidade do Cafés do Brasil.
Visitantes poderão realizar análise microscópica do café
Os visitantes da SIC poderão ter uma experiência de como ocorrem as análises microscópicas que identificam possíveis adulterações ou fraudes para atestar a pureza e qualidade dos cafés vendidos no varejo. A ABIC disponibilizará um microscópio digital, equipado com monitor que permite a visualização em grande escala.
A ativação será acompanhada por Fabricia Galvão, Gerente de Qualidade do Laboratório CETAC, credenciado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e pelo programa Selo de Pureza e Qualidade da Associação.
Finalistas disputam a vitória do Campeonato Brasileiro de Blends de Café
O estande da ABIC será palco da final do Campeonato Brasileiro de Blends de Café. Os vencedores das etapas estaduais estarão reunidos para definir quem são os três melhores profissionais de blend do ano. A etapa anterior ocorreu em Varginha (MG), em setembro, após a fase Campinas (SP), em abril. A premiação ocorrerá no dia 7 de novembro, a partir das 15h, no Grande Auditório.
A blendagem também será tema da palestra “Blend como ferramenta de consistência, portfólio e maior lucratividade para torrefações de todos os portes”, na Cafeteria Modelo, no dia 5 de novembro, às 17h, com apresentação de Aline Marotti, Coordenadora de Qualidade da ABIC e Coordenadora do Campeonato.
Inteligência artificial no café
A ABIC participará de palestras e painéis sobre a indústria e o mercado cafeeiro. No dia 5 de novembro, às 16h, Camila Arcanjo, Consultora de Qualidade da ABIC, falará sobre “Inteligência Artificial na Análise Sensorial: as novidades do Protocolo Brasileiro de Avaliação de Cafés Torrados”, na Sala Inteligência de Mercado.
Já no dia 6 de novembro, às 14h, Christianne Monteiro e Giuliana Bastos irão ministrar o painel promovido pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). A discussão será sobre “Produtores que torram. Um passo a passo para se tornar uma agroindústria e rentabilizar o seu negócio”, no stand da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG)/ do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
Lançamento da nova marca “Cafés do Brasil”
Entidades privadas e o governo federal anunciarão o rebranding e a ressignificação da marca institucional “Cafés do Brasil”, principal representação da cafeicultura brasileira no cenário internacional. A nova identidade incorpora o inovador conceito ‘ESG+T’, que destaca a tecnologia na cadeia produtiva. O anúncio será feito em coletiva de imprensa no primeiro dia da SIC.
Já no dia 7, às 13h, Celírio Inácio, Diretor Executivo da ABIC, irá compor a reunião do Departamento do Café da Sociedade Rural Brasileira (SRB) no painel “Rebranding dos Cafés do Brasil”, na Sala de Inteligência de Mercado.
Sobre a Semana Internacional do Café
A Semana Internacional do Café (SIC) é um dos maiores eventos de café do mundo e o grande encontro de especialistas que têm o objetivo de conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios.
A SIC oferece conteúdo de ponta para os profissionais do setor em palestras, cursos, workshops, competições, provas de café, pesquisas e degustações orientadas. É a oportunidade de se conectar com o que há de mais inovador no mercado de café.
Assessoria de Imprensa da ABIC | Usina da Comunicação
Claudia Abreu Campos | 21 9-9299-8411 | claudia@usinadacomunicacao.com.br
Dayane Barbosa | 21 9-8654-3171| dayane@usinadacomunicacao.com.br
João Guilherme Tuasco | 21 9-8287-0013 | joao@usinadacomunicacao.com.br



