ABIC promove workshop sobre gestão de custos para associados

thumbabiceducagcustos
25/03/2021
Publicado em

A ABIC realizou, nos dias 18 e 25 de março, o workshop Gestão de Custos para a Indústria do Café como parte das iniciativas do programa ABIC Educa. A apresentação foi ministrada por Mario Chierighini Filho, administrador de empresas com mais de 35 anos de experiência no mercado de café.

Durante o evento, realizado em duas edições e com a participação de mais de 100 associados, Mario apresentou informações sobre a indústria de café brasileira, divulgadas após a realização de uma pesquisa sobre o perfil da indústria, produzida pela ABIC; números de consumo per capita do produto no país; perfil de consumo do café; ofereceu orientações sobre as melhores estratégias de tributação; entre outras informações. 

Como o workshop foi destinado às indústrias de café de pequeno porte, todas as informações foram transmitidas com o objetivo de ajudar as empresas a montar um estudo de viabilidade econômica da sua própria operação. 

Por isso, todos os associados que participaram desta edição receberam, ao fim do encontro, o material apresentado para poderem trabalhar nas planilhas interativas e, assim, poderem analisar dados dos seus próprios negócios. Durante a apresentação, Mário alertou para a necessidade dessas iniciativas para garantir a saúde financeira das indústrias.

“É de suma importância pensarmos sempre em ações preventivas, e não apenas nas corretivas. Ainda mais em um cenário como o atual, em que temos dificuldade de encontrar matéria-prima, preços de embalagens subindo e outras dificuldades. É muito importante pensar no que pode ser feito para melhorar daqui pra frente”, explica.

Durante o workshop, os associados também tiveram a oportunidade de interagir, tirando dúvidas sobre os diversos pontos apresentados.  O sucesso dessa edição, com grande número de inscrições, fez com que uma nova turma fosse aberta. Na próxima quinta-feira, dia 25, outros associados também terão a oportunidade de participar dessa atividade.

Compartilhar: