Café arábica toca mínima de 3 meses e meio na ICE diante de depreciação do real

Café arábica em Alfenas (MG) 
08/07/2008
REUTERS/Paulo Whitaker
28/05/2020
Publicado em

LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros do café arábica negociados na ICE atingiram mínimas de três meses e meio nesta quinta-feira, recuando abaixo da marca de 1 dólar por libra-peso, diante da depreciação do real frente ao dólar e de preocupações de operadores quanto à possibilidade de o Brasil colher uma safra recorde.

* O contrato julho do café arábica fechou em queda de 3,4 centavos de dólar, ou 3,15%, a 99,20 centavos de dólar por libra-peso, depois de atingir mínima de 98,55 centavos na sessão.

* O real caía em relação ao dólar, o que torna as exportações de café precificadas na divisa norte-americana mais atrativas nos termos da moeda brasileira.

* Além disso, o Brasil espera uma safra próxima ao recorde nesta temporada, justamente em um momento em que surgem sinais de enfraquecimento da demanda por arábica em meio à crise econômica.

* A Cooxupé disse que a colheita de café de seus cooperados havia alcançado 6,06% da área até 22 de maio, levemente à frente dos 5,5% colhidos em igual período de 2018, o último ano de alta no ciclo produtivo bienal do Brasil.

* O café robusta para julho fechou em queda de 33 dólares, ou 2,7%, a 1.177 dólares por tonelada.

* Os preços do café no Vietnã, maior produtor global de robusta, avançaram nesta semana, com produtores reduzindo seus estoques.

AÇÚCAR

* O contrato julho do açúcar bruto fechou estável, a 10,80 centavos de dólar por libra-peso.

* Os preços do petróleo se sustentavam na sessão, desencorajando usinas do Brasil a aumentar a produção de açúcar em detrimento do etanol.

* A trading chinesa Cofco utilizará seu terminal 12A no Porto de Santos (SP) para exportar açúcar, em vez de milho, no segundo semestre deste ano, diante do aumento da produção do adoçante no Brasil.

* O açúcar branco para agosto recuou 2,50 dólares, para 361,40 dólares por tonelada.

(Reportagem de Maytaal Angel)

Compartilhar: