Café e demência: Será que a bebida pode salvar a nossa memória?

naom_5f10018bb221c
16/07/2020
Publicado em

Beber café contribui para reduzir o risco de desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, tais como Alzheimer – a forma mais comum de demência – e Parkinson.

Café e demência: Será que a bebida pode salvar a nossa memória?
© Shutterstock

Um novo estudo sugere que o consumo de até cinco xícaras de café por dia pode ajudar a prevenir o risco de desenvolvimento de condições que contribuem para o aparecimento de demência. Os dados apurados sustentam pesquisas anteriores que já haviam detetado uma correlação entre a popular bebida e doenças neurodegenerativas.

“Existem estudos científicos que apuraram que há sim uma relação entre o consumo de café e o retardamento da incidência de Alzheimer” disse Keri Gans, dietista registada e autora do livro ‘The Small Change Diet’, em entrevista ao Yahoo Lifestyle

Uma pesquisa realizada em 2018 determinou que o consumo regular de café ajudava algumas pessoas a evitar a doença de Alzheimer e Parkinson. À época, os investigadores apuraram que determinados ingredientes na bebida, sobretudo os fenilindanos, tinham o poder de bloquear tanto a proteína amiloide como a tau, elementos comuns no cérebro de pessoas que padecem das duas patologias. 

A equipe descreveu os fenilindanos como “uma pista promissora no desenvolvimento de drogas moleculares capazes de tratar distúrbios neurodegenerativos”. Todavia, Gans reforça a necessidade de realizar mais estudos para entender melhor de que forma o café funciona na prevenção da demência.  

Adicionalmente, o novo estudo realizado pela organização sem fins lucrativos Scientific Information on Coffee determinou que beber café pode também reduzir o risco de doenças cardíacas, vários tipos de cancro (sobretudo o da próstata) e de diabetes tipo 2. 

Fonte: Notícias ao Minuto Portugal – https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/1531353/cafe-e-demencia-sera-que-a-bebida-pode-salvar-a-nossa-memoria

Compartilhar: