Café faz bem para o cérebro!

Sim, está comprovado! O café também faz bem ao cérebro. Um estudo realizado no Reino Unido, no Centro de Nutrição e Performance Cerebral (Brain Performance and Nutrition Research Centre), comparou os efeitos do café regular, descafeinado e de um placebo na cognição e humor de homens e mulheres de diferentes idades (de 20 a 80 anos).

Para avaliar os efeitos do café, os participantes foram submetidos a uma série de testes cognitivos associados à memória, retenção de informações e fluência verbal. Além dos testes cognitivos, os pesquisadores avaliaram as percepções dos participantes quanto ao seus estados de ânimo considerando status como: “relaxado”, “alerta”, “nervoso”, “cansado”, “tenso, “com dor de cabeça” e “humor geral”. Os níveis de atenção foram medidos nos testes cognitivos e num simulador automobilístico.

E o café produziu efeitos de maior agilidade cognitiva no grupo que bebeu café regular ou descafeinado, quando comparado ao placebo, independentemente da idade ou do gênero. Outro achado dessa pesquisa é que o café regular, quando comparado ao descafeinado, aumentou o estado de vigilância (efeito de acordado) e diminuiu o cansaço e a dor de cabeça dos participantes.

Infográfico: Danilo Pegorara

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

Compartilhar:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *