Café: um aliado da produtividade em home office

foto mulher branca usando oculos trabalhando em casa, ela toma café. na mesa de trabalho tem computador, calculadora, caneca e xícara de café
Freepik
26/04/2021
Publicado em

Bebida estimula a atividade cerebral e a concentração, melhorando o desempenho em tarefas simples ou complexas

O café é uma paixão nacional e, com a pandemia, se tornou um importante aliado na prática do home office, dos exercícios físicos e, também, do acolhimento nos momentos de isolamento social. Presente em 97% dos lares brasileiros, a bebida é um ótimo companheiro para estimular a atividade cerebral e a produtividade, promovendo a concentração e aliviando a tensão.

A substância responsável por esses benefícios é a cafeína contida no grão que, ao entrar em contato com o sistema nervoso central, provoca um estado de alerta. Quando consumido em doses moderadas, a bebida possui ação estimulante. Assim, o sono diminui e a energia aumenta.

“A melhora da performance cognitiva e psicomotora, do desempenho em tarefas simples ou complexas, da vigilância auditiva e do tempo de retenção visual são outros exemplos de efeitos importantes do café”, destaca Mônica Pinto, Nutricionista e Coordenadora de Projetos da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

A bebida ainda previne o risco de doenças. Sua propriedade antioxidante, por exemplo, contribui com o fortalecimento do sistema imunológico. Minerais, ferro, aminoácidos e ácidos clorogênicos também fazem com que o café seja anti-inflamatório e uma excelente forma de prevenção contra alguns tipos de cânceres (pele e fígado), diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. 

Café da manhã é um bom horário para tomar a bebida

No entanto, qual é o melhor momento de se tomar café? Logo cedo, durante o café da manhã? Ou no lanche da tarde? Para quem aprecia o consumo de café e o faz habitualmente, qualquer hora pode ser um ótimo momento para consumir a bebida. Mas, não é à toa que escolhemos o café para nos ajudar a despertar. Afinal, a bebida ativa o córtex cerebral, facilitando os processos de memória e atenção. Após uma xícara de café nos sentimos mais acordados.

Portanto, o café é um ótimo companheiro para o trabalho remoto, além de ser uma bebida que auxilia na prática de atividades físicas. Fique ligado em nossas dicas!

Redação: Usina da Comunicação.

Compartilhar: