Comunicado importante - vitória para a comunidade cafeeira brasileira!

cafe-750x430
17/12/2020
Publicado em

Prezados Associados e Amigos do Café,

Como é do conhecimento de todos o laboratório GSK- Brasil produziu e veiculou uma campanha do seu produto “Eno Líquido”, protagonizado pela atriz e comediante Tatá Werneck, onde a artista logo após ingerir CAFÉ começa a ter uma crise de azia no estomago. 

Esse comercial claramente denigre a imagem do café e causou uma serie de manifestações de repúdio, não somente na cadeia produtiva do café, como também de consumidores.

A ABIC imediatamente, após ter conhecimento dessa campanha, mobilizou seu departamento jurídico, e seus assessores, para que tomassem todas as medidas cabíveis. A orientação foi que a entidade encaminhasse denúncia ao CONAR – Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária.

Simultaneamente, entrou em contato com as demais entidades do setor, e também com a Frente Parlamentar da Agricultura e Frente Parlamentar do Café, através dos deputados Emidinho Madeira, Alceu Moreira e Evair Vieira de Melo, que rapidamente se mobilizaram e enviaram uma Nota de Repúdio ao Conar. As frentes parlamentares indicaram à ABIC, e seu corpo jurídico, para representar o setor nesse contencioso.

Em vista da expressiva repercussão negativa e das inúmeras manifestações o Conar decidiu “liminarmente” pela suspensão da campanha.

No dia de ontem, 15 de dezembro, ocorreu o Julgamento do Mérito pela 7ª Câmara do Conselho de Ética do CONAR, presidida por Luiz Roberto Valente Filho e relatada pelo conselheiro Luiz Celso Piratininga Jr. O resultado final foi, por maioria absoluta de votos, pela alteração do anúncio, o que representa uma grande vitória para a comunidade cafeeira brasileira.

A ABIC gostaria de agradecer as entidades que se manifestaram de forma tão enfática e fazer um agradecimento especial aos deputados Emidinho Madeira e Evair Vieira de Melo, pelo empenho e por terem indicado a nossa entidade para representar o setor nesse julgamento.

Essa mobilização representou uma grande vitória para todos nós.

Atenciosamente,

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE CAFÉ – ABIC

Compartilhar: