Conheça os benefícios dermatológicos do café

Grão possui propriedades que ajudam a manter a pele saudável

Portrait of cheerful smiling dark skinned woman applies natural coffee mask, makes circular motions with hands and massages skin, stimulates facial blood supply, wears wrapped towel on head.
26/05/2022
Publicado em

Tomar café, sempre na medida certa, está associado a diversos benefícios como: redução por morte de doenças cardiovasculares, diminuição do risco à diabetes, depressão, gota e até mesmo contra alguns tipos de câncer. A bebida é um importante aliado para a nossa saúde, nos protegendo de várias doenças.

Devido à presença de antioxidantes em sua composição, a cafeína contribui para a diminuição dos radicais livres, responsáveis pela degradação das células saudáveis do organismo e, também, causadoras do envelhecimento precoce. A cafeína ainda estimula a regeneração celular e a revitalização da pele, devolvendo o aspecto saudável e jovem.

[Cafeína pode ajudar a aliviar transtorno de déficit de atenção]

Vanessa Lima, diretora da Kapeh, empresa especializada em produtos cosméticos feitos a base de café, explica que, além da cafeína, o café verde, antes de ser torrado, possui uma alta quantidade de ácidos clorogênicos, ativo que também age contra o envelhecimento da pele. Ingerir café também possui efeitos dermatológicos, mas são menos potentes: “No processo de torra, os ácidos clorogênicos viram quinídeos, agindo de outra maneira no corpo, mas a cafeína e seus benefícios permanecem”, aponta Vanessa.

Em entrevista para a revista Cláudia, a dermatologista Livia Pino, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, afirmou que a cafeína possui ação anti-inflamatória: “Isso evita o acúmulo de toxinas e melhora a oxigenação, tratando todo tipo de inflamação, desde acne até a celulite.”

Estudos corroboram efeitos na pele

Em estudos divulgados pela Faculdade de Medicina da Universidade do Estado de Washington, Estados Unidos, a cafeína é uma grande aliada na prevenção do câncer de pele ao estimular a morte programada das células cancerígenas. Além disso, com a capacidade de absorver a incidência dos raios, a substância protege naturalmente a pele do sol.

Outra pesquisa, dessa vez da Universidade de Washington (EUA), mostrou que compressas de café gelado atenuam tanto a coloração quanto o inchaço das olheiras. A baixa temperatura da bebida ajuda a desinchar e a cafeína contrai as veias da região por aproximadamente 48 horas. Com aplicações diárias, o tom de pele voltará ao normal.  Assim, além de tomar uma xícara de café todo dia, o fruto também pode fazer parte da sua rotina de skincare!

Acesse o Jornal do Café para mais informações. Confira!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: