
Casas, cafeterias, pequenos produtores e laboratórios já podem ter o próprio torrador de café com o padrão de qualidade das máquinas industriais, de fácil manuseio, com baixo custo energético e financeiro. A Polo Agroindústria do Café, do Instituto Federal Sul de Minas, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), em Pouso Alegre, desenvolveu o equipamento, que já está disponível no mercado.
De acordo com o diretor da Unidade Embrapii – Polo de Inovação IFSul de Minas, Leandro Paiva, o projeto é fruto da parceria com a empresa Carmomaq e foi desenvolvido mediante aportes de R$ 50 mil. Já patenteada, a máquina está sendo comercializada a R$12 mil.
“A ideia era desenvolver um equipamento econômico sob o ponto de vista enérgico e eficiente para ser utilizado em pequenas instalações. Criamos então uma tecnologia inovadora, de baixo custo, fácil manuseio e facilmente equiparado a máquinas industriais”, afirmou.
* Trecho do texto de Mara Bianchetti para o portal Diário do Comércio. Leia na íntegra em https://diariodocomercio.com.br/negocios/embrapii-desenvolve-torrador-portatil-no-sul-de-minas-gerais/