Café e saúde têm tudo a ver. Ao longo dos anos, diversas pesquisas científicas comprovaram os benefícios da bebida, seja para o bem-estar físico ou mental, protegendo o coração, ajudando a combater a depressão e o déficit de atenção.
O alimento também pode ajudar com a prevenção à diabetes, doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue, que prejudica o funcionamento de vários órgãos. Dados da Federação Internacional de Diabetes apontam que 537 milhões de adultos no mundo possuem a enfermidade.
Estudos recentes indicam que o café pode ajudar a reduzir a ocorrência da condição. Isso se dá devido à presença de antioxidantes no alimento, que age no tecido endotélio, responsável pela manutenção da circulação sanguínea, e previne o surgimento de doenças metabólicas, caso da diabetes.
[Dia Nacional da Saúde: conheça 5 benefícios do café para o corpo]
Pesquisa na Suécia aponta efeito contra diabetes
Segundo uma pesquisa conduzida por cientistas da Universidade Técnica Chalmers, na Suécia, consumir a bebida coada ajuda na prevenção do diabetes tipo 2, forma mais comum da doença. O estudo foi feito com o uso de biomarcadores sanguíneos, indicadores mensuráveis pelos especialistas. Rikard Landberg, um dos estudiosos, explicou: “Esses sinalizadores são utilizados para análise no cálculo do risco da enfermidade. Nossos resultados mostram claramente que o café coado tem um efeito positivo em termos de redução do risco de desenvolver a doença”.
Landberg explica porque filtrar a bebida é importante para a saúde: “Foi demonstrado que, quando você filtra o café, substâncias prejudiciais, como os diterpenos, são capturadas no filtro. Dessa maneira, você obtém os benefícios de saúde de muitas outras moléculas presentes, como diferentes substâncias fenólicas”.
A quantidade também é importante. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que bebem de duas a três xícaras de café filtrado por dia têm um risco 60% menor de desenvolver diabetes tipo 2, se comparadas às que bebem menos de uma xícara diariamente.
Cuidado com o açúcar
É importante destacar, no entanto, que esses benefícios têm impacto reduzido, caso você tenha o costume de tomar seu café com açúcar, pois a substância estimula um ciclo que faz o corpo querer mais, desregulando a glicemia.
Se por ventura não conseguir consumir a bebida pura, e precise de um doce no sabor, considere utilizar outros aditivos como o açúcar demerara, de coco ou o mascavo. O mel não industrializado também pode ser uma boa escolha, pois contém proteínas, vitaminas e sais minerais, benéficos à saúde como: aumento da imunidade, efeito expectorante e função probiótica que favorece o bem-estar do intestino.
Redação: Usina da Comunicação.