Entenda como o café pode contribuir nos cuidados com a pele

Hidratação, eliminação da pele morta, esfoliação e combate à acne são alguns dos motivos pelos quais o grão é considerado um aliado nos tratamentos estéticos

café e pele
23/09/2021
Publicado em

O café é um dos alimentos mais versáteis que existe. Amplamente estudado pela medicina por causa dos seus benefícios para a saúde, o grão também se tornou um grande aliado nos cuidados com a pele. Por ser antioxidante, anti-inflamatório e vasodilatador, ele ajuda a neutralizar os radicais livres e manter o tecido cutâneo mais firme.

A cafeína, uma das principais substâncias encontradas em sua composição, também ajuda nesse processo. Ela auxilia no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células, estimulando a sua regeneração e revitalização. Por isso, a sua ingestão é altamente recomendada para quem deseja uma pele mais bonita e saudável.

Hidratação e proteção

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o óleo do grão verde e o da borra do café, muito utilizados em produtos da indústria farmacêutica, ajudam a hidratar e a proteger a pele. 

Tal fenômeno acontece porque eles são ricos em polifenóis, triacilgliceróis, esteróis, tocoferóis, anti-inflamatórios e antioxidantes. Essas propriedades estimulam a produção de colágeno e elastina, o que deixa a pele menos exposta aos raios solares e garante mais elasticidade e resistência.

Combate à acne e eliminação da pele morta

A borra do café, que nada mais é do que o pó do café após ser coado, funciona como um ótimo esfoliante para a pele. O atrito estimula a remoção da pele morta e combate o envelhecimento precoce. Além disso, o seu poder anti-inflamatório deixa o tecido mais relaxado.

Outro benefício do alimento para a pele é o combate à acne. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esse problema atinge mais de 90% dos adolescentes e 56,4% da população adulta. A borra de café, após ser utilizada como esfoliante, promove o rejuvenescimento da pele e abre caminho para que a cafeína estimule a circulação sanguínea. Dessa forma, a pele se regenera mais rápido, o que diminui a oleosidade e, consequentemente, a acne. 

Leia mais – Como o consumo do café auxilia na prática esportiva?

Proteção solar

A versatilidade do café é realmente surpreendente. Um estudo desenvolvido em conjunto pela Universidade Estadual Paulista de Araraquara e pela Universidade de Lisboa concluiu que ele pode ser utilizado para prevenir os efeitos negativos dos raios emitidos pelo sol. Os pesquisadores desenvolveram um protetor solar à base de óleo da borra café e do grão verde que consegue elevar o fator de proteção solar de um creme, sem a necessidade de aumentar a quantidade de produtos químicos, de 15 para 35. 

Agora, que você já leu sobre os cuidados estéticos, o que está esperando para testar e comprovar a sua eficácia? Mas lembre-se: antes, é sempre importante consultar um especialista.

Acesse o Jornal do Café para mais dicas e curiosidades. Confira!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: