JDE conquista o prêmio ECO de sustentabilidade da AMCHAM

Projeto “Canastra Sustentável” promove sustentabilidade em Minas Gerais

JDE conquista prêmio de sustentabilidade
Crédito: Freepik
12/09/2022
Publicado em

A Câmara Americana de Comércio para o Brasil (AMCHAM) premiou a Jacobs Douwe Egberts (JDE), empresa líder mundial no mercado de cafés e parceira da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), com o prêmio ECO 2021/2022, que há 39 anos premia as melhores práticas empresariais voltadas à sustentabilidade dos negócios, da sociedade e do meio ambiente.

O projeto premiado é intitulado “Agenda Canastra Sustentável: Programa de Coleta Seletiva em Piumhi e região”, onde a JDE apresentou uma iniciativa de mobilização social que se destaca pela inovação e pelo empreendedorismo no estado de Minas Gerais. A ação visa implementar serviço de coleta seletiva em Piumhi e nos demais municípios da região da Serra da Canastra, além da promoção de campanhas de educação ambiental. Ele está ancorado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, cujo objetivo é tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. 

[Terphane abordou Jornada ESG no Fórum ABRE de Sustentabilidade]

Compromisso com a sustentabilidade

André Maurino, presidente da JDE Brasil, afirmou que o prêmio reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade: “Estou muito orgulhoso por ganharmos o prêmio ECO e sermos reconhecidos como uma das empresas que mais se preocupa e contribui para o desenvolvimento sustentável no Brasil. Sabemos que é fundamental o compromisso da JDE com as questões que envolvem a preservação do meio ambiente e procuramos sempre adotar práticas responsáveis e inovadoras que fortalecem o desenvolvimento social das comunidades onde atuamos”.

Claudia Zanicheli, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente na JDE Brasil, declarou que o projeto foi inspirado pelo propósito da empresa em despertar as possibilidades do café para criar um futuro melhor: “A JDE é uma empresa que se preocupa e contribui para o desenvolvimento sustentável, em todos os países onde atua, incluindo o Brasil. Sabemos que é fundamental o compromisso do negócio com questões que envolvem a preservação e restauração de ecossistemas, por isso procuramos sempre adotar práticas responsáveis e inovadoras que fortaleçam o desenvolvimento socioambiental das comunidades onde atuamos.

Desde 2018, o projeto já destinou, corretamente, 376 toneladas de resíduos, proporcionou a criação de seis postos de trabalho e aumentou a renda dos envolvidos em até 67%, além de gerar um impacto ambiental positivo equivalente a poupar cerca de 1.700 litros de petróleo, 10.700 árvores, 145 toneladas de areia, 730 toneladas de minério e a emissão de 1,08 milhão de toneladas de CO₂. 

Atualmente, a JDE apoia o Consórcio Cicanastra e os municípios de Piumhi, Pimenta, Doresópolis, Vargem Bonita, São Roque de Minas e Córrego Fundo, em Minas Gerais, com iniciativas socioambientais de mobilização social, gestão participativa e impacto positivo para o meio ambiente e comunidades.

Redação: Usina da Comunicação.

Compartilhar: