Mulheres no café: florada ganha amplitude na 3 corações

Projeto que surgiu para homenagear as mulheres no Dia Internacional, em 8 de março, tem potencial e segue conquistando mais adeptos e apoiadores

mulheres-no-cafe_01

Com o intuito de destacar a presença e o desenvolvimento das mulheres cafeicultoras, o Projeto Florada é uma proposta da 3 Corações de reconhecimento à força dessas cafeicultoras que estão cada vez mais conquistando espaço no campo, contribuindo com diversidade e sensibilidade para a produção de café. A ação conta com uma plataforma online exclusiva de apoio às conquistas femininas no campo e é um meio de unir e empoderar as mulheres que atuam nesse segmento do agronegócio.

Além disso, o Projeto Florada oferece oportunidades de melhores práticas na produção de cafés especiais, gerando valor para toda a cadeia, da produção ao consumo. O resultado não poderia ser melhor: o primeiro Café 3 Corações Florada edição especial foi cultivado por uma mulher produtora da região do Sul de Minas Gerais e conta com certificado da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) e Rainforest Alliance, que garantem qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade.

“A diversidade é fundamental para a produção do café e permitir a capacitação, a troca de informação e incluir a mulher no processo de produção de cafés especiais é um grande marco na história do café no Brasil e também no grupo 3 Corações”, afirma Pedro Lima, presidente da 3 Corações e apoiador do Projeto.

Além disso, em novembro último foi realizado o primeiro concurso 3 Corações Florada Premiada, em parceria com a BSCA e com Marisa Helena Contreras, embaixadora do Projeto Florada no Campo. Na ocasião, 650 produtoras de cafés arábica do Brasil apresentaram seus cafés da safra 2018 e as premiadas tiveram os seus cafés valorizados e adquiridos pelo grupo 3 Corações. Esses cafés estão sendo vendidos em lojas selecionadas e no e-commerce.

O Projeto possui já a segunda edição em planejamento para o primeiro semestre de 2019, com orientações de regulamento disponíveis no site www.projetoflorada.com.br. As premiadas receberão, além da compra do lote pelo grupo, prêmio em dinheiro e uma viagem para conhecer a cafeicultura da Costa Rica.

“Mais do que reconhecer o trabalho da mulher no campo, o objetivo do concurso, é destacar a produção de cafés especiais e a conquista feminina em empreender neste mercado, atuando em todas as etapas da cadeia do café. É uma oportunidade que a 3 Corações criou, com a plataforma, de permitir a troca de conhecimento e proporcionar ao consumidor final um café especial de mais qualidade e sabor”, conclui Pedro Lima.



Ganhadoras do prêmio “O Melhor Café Via Úmida”

1º lugar: Creusa Silva Santana
2º lugar: Patrícia Rigno de Oliveira Rosa
3º lugar: Deuseni de Oliveira


Ganhadoras do prêmio “O Melhor Café Via Seca”

1º lugar: Tainã Bittencourt Peixoto
2º lugar: Inácia de Fátima Silva Juliano
3º lugar: Luciene Aparecida Santos Mota

Compartilhar:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *