Nota de esclarecimento - Abastecimento de embalagens na indústria de café

materiaembalagens
23/10/2020
Publicado em

Aos associados,

Ciente das recentes notícias que circulam sobre o desabastecimento de embalagens na indústria cafeeira nacional, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), munida de sua responsabilidade para com o setor, apurou as informações para que os associados e todos os profissionais envolvidos na cadeia produtiva fiquem a par da situação.

O desabastecimento de embalagens, enfrentado pela indústria nacional, é ocasionado pela quantidade insuficiente de matéria prima encontrada hoje no mercado. A pandemia da Covid-19 impactou o ritmo produtivo nas plantas de inúmeras fábricas de materiais essenciais na confecção desses produtos, o que refletiu diretamente no fornecimento. Atualmente, há um desequilíbrio entre a oferta e a demanda.

Outro fator importante é a alta no preço do dólar. Como alguns materiais são importados, a diferença cambial também contribuiu com a formação desse cenário atípico. Empresas fornecedoras de embalagens de grande porte ainda contam com um estoque significativo. Porém, as empresas de pequeno e médio porte enfrentam dificuldades para cumprir os prazos de abastecimento. Especialistas e profissionais do setor avaliam que a situação será normalizada no primeiro trimestre de 2021.

A ABIC reitera o seu compromisso com o agronegócio café nacional e com toda a cadeia produtiva. Estamos à disposição dos nossos associados para sanar dúvidas e contribuir com o que for necessário.

Assessoria de Comunicação ABIC – Usina da Comunicação

Compartilhar: