Novos estudos reforçam os benefícios do café para a saúde

Bebida é associada à prevenção de doenças do coração e Parkinson

Benefícios café saúde
25/03/2022
Publicado em

Uma boa dose de café significa muito mais que sabor e aroma, ela também pode ser uma medida importante na proteção de doenças, aspecto que tem sido cada vez mais reforçado pelas descobertas científicas. Estudo realizado em fevereiro deste ano pela Universidade Queen Mary, de Londres, em parceria com a Universidade Semmelweis, de Budapeste, mostrou que o consumo de três xícaras por dia está associado a um efeito protetivo no coração, além de reduzir a possibilidade de derrames. 

A pesquisa foi conduzida com base no UK Biobank, que armazena dados genéticos de mais de meio milhão de britânicos. Os participantes foram divididos em três grupos: aqueles que não bebem café, consumidores leves do produto e os que tomam com mais frequência. Nessa última categoria, foi observado uma redução de 21% nas chances de derrame, e um risco 17% menor de doenças no coração.

Foi descoberto também que o consumo leve para moderado não traz danos para o sistema cardiovascular. Pál Maurovich-Horvat, Diretor do Centro de Imagens Médicas de Semmelweis, afirma que o trabalho, um dos maiores já realizados sobre o assunto, sugere que a bebida “desacelera problemas cardíacos relacionados a idade.”

[Café na medida certa]

Proteção também contra mal de Parkinson e diabetes

Outra análise, conduzida pela Escola de Saúde Pública de Harvard, revelou que a ingestão de quatro a cinco xícaras diárias de café pode reduzir pela metade a chance de desenvolver Mal de Parkinson, em comparação com pessoas que bebem pouco ou nenhum café. A ligação entre a cafeína e a prevenção da doença já foi observada também por um estudo feito na Universidade Federal de Santa Catarina, que aponta que a substância possui um efeito neuroprotetor contra a síndrome.

Em 2020, cientistas da Universidade de Tecnologia de Chalmers, na Suécia, atestaram que o consumo de duas a três xícaras diárias de café filtrado, pode reduzir em até 60% o risco de diabetes tipo 2, se comparadas a quem bebe menos de uma xícara diariamente.

Acesse o Jornal do Café para mais informações. Confira!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: