Palácio Guanabara recebe para o Concurso e Feira de Cafés Especiais do Estado do Rio de Janeiro.

WhatsApp Image 2019-11-12 at 10.33

O evento é promovido pelo SEBRAE e ASCARJ – Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro.

Palácio Guanabara recebe para o Concurso e Feira de Cafés Especiais do Estado do Rio de Janeiro.

No próximo dia 30/11, sábado, das 9h às 17h, o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, receberá o III Concurso dos Cafés Especiais do Rio de Janeiro e a I Feira de Cafés Especiais e Produtos Agrícolas do RJ.

O evento vai oferecer gratuitamente, cursos e workshops com baristas sobre bebidas, gastronomia, degustação e torra desses excelentes cafés, proporcionando várias experiências sensoriais e gustativas únicas desses premiados cafés especiais. A ação tem o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca – SEAPPA.

O Rio de Janeiro tem na sua cafeicultura uma capacidade de geração de emprego e renda, com mais de 300 mil sacas por ano. Ao todo são cerca de 2.400 cafeicultores no estado.

O objetivo da ação é incentivar também a produção de cafés especiais no interior do nosso estado agregando valor à agricultura familiar, evitando assim o êxodo rural. O termo “especiais” é usado para definir estes cafés cultivados e colhidos em condições especialíssimas, submetidos à avaliação de especialistas (metodologia de avaliação sensorial da SCA – Specialty Coffee Association, usado no mundo todo) atingindo assim notas minimas de 80 e máximas de 100 pontos.

O III concurso de cafés especiais reúne vários cafeicultores do interior do estado que chegam nesta última etapa com os 10 finalistas (vias úmida e seca). Após a apresentação dos vencedores haverá um leilão com a venda das sacas de cafés em grão cru dos finalistas premiados.

A feira contará com barraquinhas de produtores das regiões Serrana, Sul e Noroeste do Estado, além de baristas (“coffee makers”), que irão fazer para o público (“coffee lovers”), bebidas e drinks com estes fantásticos cafés.

O evento terá ainda uma “Kombi Coffee” que é a primeira cafeteria móvel do Rio e várias barracas de produtos agrícolas com comestíveis da serra e roças do RJ.

Serviço:
III Concurso de Qualidade dos Cafés Especiais do Estado do Rio de Janeiro e a I Feira de Cafés Especiais e Produtos Agrícolas do RJ
Data: 30/11, sábado
Horário: 9h às 17h
Local: Palácio Guanabara
Endereço: Rua Pinheiro Machado, s/nº, Laranjeiras
Entrada franca

Fonte: Revista Cafeicultura

Compartilhar:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *