Pavel Cardoso foi reeleito para o triênio 2025/2028 e, em seu discurso, enfatizou o papel da ABIC na defesa da qualidade e do desenvolvimento do mercado do café no Brasil por mais de 50 anos e, também, chamou atenção para as transformações globais no segmento.
Na quinta-feira, 26 de junho, na sede da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), ocorreu a cerimônia de posse para presidência da entidade. “Quem aqui poderia imaginar que produtos como cold brew, cafés gelados prontos para beber, ocupariam tanto espaço nas prateleiras do mundo, por exemplo? Quais mercados surgirão? Que impacto tais mudanças trarão para o consumo da bebida? A ABIC não assistirá a essas transformações passivamente. Faremos, desde já, as perguntas certas, promoveremos os debates necessários e seremos protagonistas na construção desse futuro”, afirma Cardoso. Além de se mostrar atento para as tendências de consumo, Pavel Cardoso ainda ressaltou o compromisso da sua gestão com atores como varejo, padarias, cafeterias, restaurantes e hotéis.

“A Gôndola Certificada, que hoje começa a ser realidade, será o grande instrumento para levarmos as certificações da ABIC de norte a sul, de leste a oeste do país. Mas, não iremos parar no varejo. O consumo fora do lar é, e será, uma matriz essencial para ampliarmos o consumo total e o per capita no Brasil”
Diálogo com o governo
Outro ponto salientado pelo Presidente foi a importância do diálogo construtivo com o governo, o Congresso e os órgãos reguladores. Fazendo uma análise de seu último mandato, Cardoso afirmou que a ABIC venceu batalhas importantes na defesa da presença café na cesta básica nacional, dentro da reforma tributária, garantindo, assim, um ambiente minimamente seguro para que o café continue chegando à mesa dos brasileiros.
Promoção internacional
O Presidente questionou a audiência: “Por quanto tempo ainda aceitaremos que mais de 97% da riqueza global do café não fique nas mãos dos nossos produtores e industriais?”. Cardoso afirmou que é hora de transformar essa realidade e que a promoção internacional do Café do Brasil precisa se consolidar como uma política de Estado, de setor e de país. “Precisamos pavimentar uma avenida sólida, longa e consistente para que nossas indústrias exportem cada vez mais produto acabado, gerando valor, riqueza e desenvolvimento para quem planta, quem produz e quem industrializa aqui”.
Pilares da gestão
Cardoso reforçou os cinco pilares de sua gestão: qualidade e inovação, atenção ao varejo e ao consumo fora do lar, investimento em advocacy e relações governamentais, promoção e exportação do café torrado e sustentabilidade e impacto social.

O Presidente finalizou, afirmando que: “Seguiremos defendendo o café de qualidade, lutando contra a fraude, ampliando mercados, agregando valor à indústria brasileira e levando o melhor café do mundo — o café do Brasil — para cada mesa, dentro e fora do nosso país. Quero, ainda, registrar meu profundo agradecimento aos profissionais da ABIC, aos membros
do nosso Conselho de Administração, do Conselho Deliberativo, do Conselho Consultivo, ao grupo do Programa de Qualidade do Café e, também, às lideranças regionais que, cada vez mais próximas da ABIC, somam forças para que, juntos, possamos construir uma ABIC cada vez mais forte, respeitada e representativa”.
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Usina da Comunicação