Segunda edição do Panorama da Pequena Indústria mostra que pequenas empresas estão percebendo melhora na economia

pipes-4161383_1280

O desempenho da indústria de pequeno porte manteve o ritmo de recuperação no final de 2019. Ao longo de todo o 4º trimestre, o Índice de Desempenho manteve-se acima da média histórica e dos mesmos meses de 2018.

A situação financeira da pequena indústria voltou a melhorar no último trimestre de 2019. O Índice de Situação Financeira mostra continuidade da trajetória de melhora iniciada no terceiro trimestre, após estabilidade no segundo.

A demanda interna insuficiente voltou a perder importância no ranking de principais problemas enfrentados pelas pequenas empresas, no caso da indústria de transformação e da construção. A queda da assinalação de demanda insuficiente é um sinal que as pequenas empresas desses segmentos industriais estão percebendo aquecimento da economia brasileira – o que já se reflete na melhora do índice de desempenho dessas empresas.

O Índice de Perspectivas e a confiança dos empresários da pequena indústria iniciaram 2020 em alta, mantendo tendência positiva dos meses anteriores.

SOBRE A PESQUISA – O Panorama da Pequena Indústria, novo boletim da CNI faz, trimestralmente, a análise dos dados da pequena indústria levantados com a Sondagem Industrial, Sondagem da Construção e o Índice de Confiança do Empresário Industrial. Todos os meses, as pesquisas ouvem mais de 900 empresários de empresas de pequeno porte. O Panorama da Pequena Indústria do quarto trimestre de 2019 faz a análise da pequena indústria entre outubro e dezembro de 2019 e traz as expectativas de janeiro de 2020. A próxima edição será divulgada no início de maio, com a análise do 1º trimestre de 2020. 

Acesse o relatório completo em www.cni.com.br/ppi.

Compartilhar:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *