Supermercados adaptam-se às novidades no ramo de cafés

shopping-cart-1275480_1280
20/08/2019
Publicado em
Gourmetização confirma gaúcho como maior consumidor per capita de café solúvel do Brasil

Gourmetização confirma gaúcho como maior consumidor per capita de café solúvel do Brasil

MARCELO G. RIBEIRO/JCEduarda EndlerA crise econômica no Brasil não impediu que a venda de café continuasse crescendo, através de inovações e diferenciações do mercado. Atualmente, a bebida está passando por um processo de gourmetização parecido com o que ocorreu com os vinhos e as cervejas. Segundo Antônio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), os supermercados já comercializam cafés premium, mas sem perder o foco nos líderes de vendas com menor preço. Longo afirma que o gaúcho é o maior consumidor per capita de café solúvel do Brasil, por questões culturais e até mesmo climáticas.

Segundo o Euromonitor Internacional, o Brasil é o maior consumidor de café do mundo, deixando para trás os Estados Unidos e a Alemanha. O brasileiro toma, em média, 839 xícaras da bebida por ano, o que representa mais de duas por dia. Em pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o consumo de cafés em pó atingiu 81% e o de cafés expressos e em cápsulas, 19% do total da demanda nacional.

*As informações são do Jornal do Comércio. Confira matéria na íntegra em https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/especiais/expoagas_2019/2019/08/697248-supermercados-adaptam-se-as-novidades-no-ramo-de-cafes.html

Compartilhar: