Tomar entre 1 e 4 xícaras de café coado por dia faz bem ao coração

coffee-984328_1280
05/05/2020
Publicado em

Segundo pesquisadores suecos, o filtro impede que substâncias que aumentam o colesterol passem para a bebida, diminuindo o risco cardiovascular

café é uma das bebidas mais populares do mundo. Há quem tome apenas no café da manhã e também ao longo do dia para espantar o sono. Além disso, são diferentes os tipos de preparo da bebida: em cápsula, coado, na prensa francesa e expresso. Mas, segundo a ciência, o coado — ou filtrado — é o mais saudável, até mesmo para o coração.

É o que aponta um estudo publicado na European Journal of Preventive Cardiology, revista científica da Sociedade Europeia de Cardiologia. Em nota, o professor Dag S. Thelle, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, afirma que o café não filtrado contém substâncias que aumentam o colesterol no sangue. “Usar um filtro remove essas substâncias e reduz a probabilidade de um ataque cardíaco ou de morte prematura”, ressalta Thelle.

Segundo a equipe de pesquisadores, uma xícara de café filtrado tem 30 vezes menos substâncias lipídicas quando comparadas com aquelas que foram preparadas por outros métodos.

*Trecho do texto da Redação do Portal Galileu. Leia na íntegra em https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2020/05/tomar-entre-1-e-4-xicaras-de-cafe-coado-por-dia-faz-bem-ao-coracao.html

Compartilhar: