Trajetória do café: plantio, florada e colheita

Saiba quais são as etapas pelas quais o grão passa e como elas podem influenciar no sabor final da bebida

Trajetória do café - Parte 1.
Crédito: Pixabay
21/01/2022
Publicado em

Acordar de manhã e tomar uma xícara bem quente de café é a melhor maneira de começar o dia. Porém, você sabe quais são as etapas que o grão percorre até que a bebida chegue em sua mesa? Com o intuito de detalhar esse caminho, o Jornal do Café preparou um conteúdo especial, que será dividido em duas matérias. Confira, nesta edição, a primeira parte!

Plantio

A nossa viagem começa lá no campo, onde o solo é preparado para receber as sementes de café. É nessa fase que ocorre a adubação e o manejo de pragas e doenças. Esse processo é importante, pois evita que a futura plantação seja comprometida (ou até perdida).

O fator climático é determinante nessa etapa, já que afeta o crescimento e o desenvolvimento das plantas. Por isso, o plantio é feito durante o período de chuvas, para que a umidade do solo seja aproveitada.  

Florada

A segunda fase do processo ocorre na primavera, entre os meses de setembro e novembro, e é chamada de florada. É nesse momento que as flores (que dão origem ao fruto e protegem a semente) da planta começam a sair e deixam a plantação com um aspecto visual muito bonito. 

A quantidade de floradas vai depender dos aspectos ambientais, como radiação solar, temperatura, disponibilidade de água, dentre outros, e das características da cultivar (espécies de plantas que foram melhoradas devido à alteração ou introdução, pelo homem, de uma característica que antes não possuíam).

Leia mais – Café e chocolate: saiba como harmonizar os dois sabores

Colheita

Essa etapa é marcada pela expectativa. Geralmente, ela é feita sete meses após a florada, o que vai depender da região, e é realizada de forma manual, mecanizada ou com derriçadeiras portáteis. 

Após a colheita, o grão continua a sua viagem rumo à xícara do consumidor final. Para acompanhar essa trajetória na segunda parte desse conteúdo, fique ligado no Jornal do Café. Acompanhe!

Acesse o Jornal do Café para mais informações. Confira!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: