Workshop de torra: A importância de extrair o melhor do grão de café

Carmomaq promove ação no 26º Encafé com Leandro Carlos Paiva, Q-Grader pelo Coffee Quality Institute, Barista Master e Mestre em Torra

workshop-torra
18/03/2019
Publicado em

Devido ao sucesso no último ano, o Professor Leandro Carlos Paiva retornou ao Encafé para ministrar um curso de torra, guiando os participantes a técnicas avançadas de torra utilizando a tecnologia em seu favor, extraindo o que há de melhor de cada grão de café. Ação promovida pela Carmomaq, o workshop abordou as diferenças entre torras de café tradicional e especial, a construção de curvas de torra, as etapas da torra, além de uma degustação guiada pela metodologia SCA e o correto preenchimento de planilhas SCA.

A parte prática do curso teve como enfoque o uso adequado do torrador, utilizando uma das inovações da Carmomaq, um equipamento de pequeno porte, para 1kg de café. Leandro ensinou técnicas para a correção de curvas de torra e para o balanceamento do café e destacou que esse é o tipo perfeito de torrador para produtores rurais e para cafeterias e restaurantes, possibilitando que a torra seja realizada na hora, na frente do consumidor.

Leandro é Mestre em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras, Q-Grader pelo Coffee Quality Institute, Barista Master e possui rico conhecimento em cafés especiais, pós-colheita e industrialização do café. Sua vasta experiência trouxe leveza e dinamismo ao curso, que mesclou conteúdos teóricos e práticos nos dois dias de interação. “Depois de apresentar o conteúdo teórico e o prático, apreciamos os resultados de cada ação na xícara, no momento da degustação. Com isso, todos puderam sentir a diferença de cada torra”, explicou o professor.

Os participantes aprenderam na prática como modular o perfil de torra para ressaltar cada grão, acompanhando por meio de uma câmera que transmitia no telão o andamento do processo e o gráfico com as informações da torra. “Todos puderam acompanhar de perto a evolução e a diferença em cada fase”, comentou Leandro. Com o rico conteúdo abordado, os participantes levam desse Encafé informações que poderão ser aplicadas na melhoria do seu produto final: o café.

Compartilhar: