Exclusivo: Paraná lança a plataforma digital Contabilizando Resíduos

Fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos e de embalagens pós-consumo deverão realizar o cadastro on-line até o dia 31 de dezembro

imagem mulher coletando residuos cafe
Crédito: Freepik
16/08/2021
Publicado em

O Paraná deu um passo importante a favor da gestão de resíduos. A Resolução Conjunta Sedest/IAT 20/21, de 20/07/21, foi aprovada e estabelece critérios e procedimentos para a implementação da plataforma digital Contabilizando Resíduos. Além disso, institui o Sistema Estadual de informações sobre Resíduos Sólidos Urbanos, regulamentando a Lei Estadual 20.607/2021.

Cadastro vai até o dia 31 de dezembro

Desta forma, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos e de embalagens pós-consumo listados no artigo 5°, da referida Resolução Conjunta, estejam sediados ou não no Estado do Paraná, deverão realizar até o dia 31/12/2021 o cadastro do Plano de Logística Reversa (PLR) e dos Relatórios Comprobatórios (RCPLR). O cadastramento deverá ser feito via plataforma on-line Contabilizando Resíduos, em conformidade com o Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná. 

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST) irá avaliar os PLR e RCPLR no ambiente da plataforma digital e, posteriormente, emitir o documento que atesta a sua aprovação.

Anexo 1 – Resolução Conjunta Sedest/IAT 20/21  

Acesse o Jornal do Café para mais informações. Confira!

Redação: Usina da Comunicação. Contribuição de Paula Tavares, Consultora em Sustentabilidade ABIC.

Compartilhar: