Indústria aquecida pelo terceiro mês consecutivo volta a contratar, mostra CNI

industry-2630319_1280
23/09/2020
Publicado em

Sondagem Industrial mostra recuperação do setor e alta no emprego em agosto. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) alcançou 71%, dois pontos percentuais acima do registrado no mesmo mês de 2019

A pesquisa Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra recuperação do setor em agosto. Desta forma, a atividade industrial se encontra no patamar pré-crise. De acordo com o gerente de Análise Econômica, Marcelo Azevedo, o crescimento da produção industrial no mês passado foi tão disseminado quanto o de julho, mas foi acompanhado pelo crescimento do emprego.

Os índices de evolução da produção e do número de empregados mostram continuidade da recuperação da atividade industrial, sendo, agosto, o terceiro mês seguido de alta da produção. O índice de evolução da produção alcançou 58,7 pontos, em uma escala de 0 a 100. Os dados acima de 50 pontos indicam crescimento em relação ao mês anterior.

O índice de evolução do número de empregados atingiu 53,8 pontos em agosto. É o maior da série histórica mensal, iniciada em janeiro de 2011, o que mostra elevação significativa do número de empregados. Ele chegou 38,2 pontos em abril. “O índice já havia superado a linha divisória de 50 pontos em julho (índice de 50,9 pontos) mas, ao se afastar da linha, revela alta mais significativa e disseminada do emprego industrial”, explica Marcelo Azevedo.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) continuou em alta e em agosto alcançou 71%, 2 pontos percentuais acima do apurado em agosto de 2019. O indicador de UCI efetiva em relação ao usual também está acima do registrado em agosto de 2019 e próximo a linha divisória de 50 pontos, que indica atividade no nível usual para o mês.

Na esteira dessa recuperação, o otimismo do empresário também continuou aumentando, impulsionado tanto pela recuperação da economia, como pelo início do período de fim de ano, sazonalmente mais favorável à produção industrial.

Compartilhar: