2022: um ano de transformações

ano
Imagem: Adobe Stock
30/12/2022
Publicado em

2022 foi um ano para reconectar e inovar. Com o avanço da vacinação contra a COVID-19, aos poucos, pudemos retornar as atividades presenciais, rever velhos amigos, e tomar um café puro e de qualidade  juntos.

[ABIC irá reestruturar seus Programas de Certificação]

Para a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), foram meses de novidades, transformações e de encontros, tudo para seguir garantindo um consumo de qualidade para os brasileiros, a principal bandeira da Associação desde sua fundação, há 50 anos.

Relembre conosco alguns dos principais momentos do ano!

Novo Conselho Deliberativo

Para o triênio de 2022/2025, a ABIC terá um novo Conselho Deliberativo. Eleito de forma unânime, em junho de 2022, ele é formado por 57 conselheiros efetivos e 46 suplentes, os integrantes representam  membros da indústria cafeeira de todas as regiões do Brasil, garantindo representatividade e  voz na condução das atividades da Associação, preservando a diversidade regional, tão importante para o setor.

A Associação também elegeu um novo presidente. Em junho, Pavel Cardoso foi eleito o novo Presidente da Associação até 2025, cuja gestão possui cinco diretrizes: Defesa da qualidade certificada, ampliação do consumo, estímulo à sustentabilidade, valorização da imagem institucional e a ampliação das exportações de café torrado e moído. No seu discurso de abertura, Cardoso declarou uma nova fase para a ABIC: “Vamos fortalecer e expandir ainda mais nossos programas e processos, de forma ampla e responsável, com total empenho, para se obter cada vez mais relevância da nossa associação”.

O retorno dos eventos

Nos últimos dois anos, a pandemia impossibilitou a realização de eventos presenciais. A ABIC, em respeito às normas de distanciamento social, realizou, de forma virtual o que foi possível. A Coffee Run 2021, por exemplo, ganhou formato remoto. 

[Expositores fomentam os seus negócios na 28ª edição do ENCAFÉ]

Mas, com boa parte da população vacinada, pouco a pouco, retornamos às ruas. Para celebrar o Dia Nacional do Café, realizamos a primeira etapa da ABIC Coffee Run 2022, em São Paulo. Foram mais de dois mil participantes unidos no propósito de estimular a prática esportiva, o bem-estar e, também, divulgar os benefícios do consumo regular de café para a saúde humana, no desempenho esportivo e na prevenção de doenças.

O grande ponto dos reencontros foi o 28º Encontro Nacional do Café (ENCAFÉ), que após dois anos de ausência, voltou em grande estilo no hotel Grand Hyatt, quebrando recordes de participantes, mais de 420. Ao longo de quatro dias, os presentes puderam acompanhar diversas palestras de nomes como Ricardo Amorim, Roberto Rodrigues, Walter Longo, David Fiss, Leandro Karnal e muitos outros, incentivando a conexão e transformação do setor cafeeiro. E, para encerrar o evento  houve a etapa da Coffee Run no Rio de Janeiro, com a participação de mais de três mil pessoas.

Entendendo e se adaptando ao consumidor

A ABIC, em parceria com a São Paulo Coffee Hub, realizou a pesquisa “A identificação do perfil do consumidor de café que busca por qualidade”, apresentando  a visão de 5.460 apreciadores e apreciadoras de café sobre o produto, com mais de 180 mil respostas. O estudo é o maior já realizado sobre consumo de café no Brasil, e mapeou as preferências de consumo do brasileiro.

Para melhor atender as necessidades do consumidor e do segmento, a Associação não mediu esforços para colaborar com a construção da Portaria 570, responsável por criar o padrão oficial de classificação do café torrado. O ato ainda dá espaço para a atuação de órgãos de defesa do consumidor, como PROCONS e o Ministério Público (MP), agirem contra denúncias de fraude no produto.

50 anos de ABIC e as mudanças continuam

Em 2023, a Associação completará meia década. Nesse importante momento, fortaleceremos nossos ideais de defesa ao consumo de qualidade e de educação do consumidor. Para acompanhar as novidades, nossos programas de certificação passarão por uma reestruturação, visando sempre garantir que um café puro e de qualidade chegue à mesa de todos os brasileiros.

A Associação e os seus colaboradores desejam um Feliz Natal e uma excelente virada de ano para os seus Associados e todos os profissionais envolvidos na cadeia.

Que 2023 nos traga paz, saúde, esperança e muito, muito café!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: