ABIC elege novo Conselho Deliberativo

Órgão tem membros da indústria de todas as regiões do país

ABIC elege conselho deliberativo 1
11/04/2022
Publicado em

Na última sexta-feira, 8 de abril,  membros da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) se reuniram na sede da entidade, localizada no Centro do Rio de Janeiro, para eleger o novo Conselho Deliberativo para o triênio de 2022/2025.

O Conselho, eleito de forma unânime pelos presentes, conta com 57 conselheiros efetivos e 46 suplentes e é formado por membros da indústria cafeeira de todas as regiões do Brasil, garantindo que todos possam ter voz na condução das atividades da Associação, o que preserva a diversidade regional tão importante para o setor. Também foi eleita a nova Comissão Fiscal, com cinco membros, responsável por fiscalizar os aspectos de governança da instituição. 

Clique aqui e conheça os novos nomes do conselho e da comissão, que tomarão posse de seus cargos no dia 21 de junho.

[ABIC participa de reunião sobre a qualidade dos cafés industrializados no Espírito Santo]

Na ocasião, a ABIC prestou contas perante os Associados. A auditoria fiscal foi realizada pela empresa PLM Consultoria, responsável pela análise das  contas do ano de 2021. Os números mostraram que as contas da Associação estão em ordem, mantendo o bom histórico da organização nesse quesito.

Novo regulamento técnico de café torrado e moído foi discutido

Ricardo Silveira, Presidente da ABIC, entre outros temas, abordou a Portaria nº 364/2021, que diz respeito ao regulamento técnico do café torrado. Em março, a Associação participou de uma audiência pública com o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para discutir regras mais alinhadas com a indústria.

Ricardo Silveira e Celírio Inácio
Ricardo Silveira e Celírio Inácio

O Presidente reforçou o compromisso da ABIC em estabelecer um cronograma de oficinas para ajudar as empresas associadas a ficarem em conformidade com a nova legislação, que entrará em vigor em janeiro de 2023. Ele também apontou que aqueles que fazem parte do Programa de Controle de Qualidade (PCQ) da Associação, terão poucas dificuldades com as novas regras.

Para Silveira, a Portaria é uma vitória para o setor: “Acredito que ela irá melhorar a situação do café no país, valorizando o trabalho sério conduzido pelas empresas que respeitam o consumidor”, afirmou.

Eventos da ABIC foram destacados

Na reunião, foi anunciado o retorno do Encontro Nacional do Café (ENCAFÉ), cuja 28ª edição acontecerá entre os dias 23 a 27 de novembro, no Centro de Convenções do Hotel Grand Hyatt Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca. O evento, que ficou dois anos sem acontecer devido à pandemia, contará com workshops e palestras, além de ser o momento ideal para estreitar relacionamentos e fazer negócios.

Membros da ABIC reunidos na sede da instituição

A edição de 2022 da ABIC Coffee Run também foi lembrada. A corrida será realizada no  Centro Histórico de São Paulo, no dia 22 de maio. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas neste link.

Acesse o Jornal do Café para mais informações. Confira!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: