ABIC e Sincafé promoveram encontro inédito em prol da qualidade do Café, na sede da Fieg, em Goiânia (GO)

Novas exigências para comercialização, nova rotulagem e inteligência artificial foram os temas abordados no evento

WhatsApp-Image-2024-04-26-at-14.35.41-7
26/04/2024
Publicado em

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), promoveu, no dia 18 de abril, o Encontro Regional – Unidos pela Qualidade do Café, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG). O evento, organizado em parceria com o Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem de Café do Estado de Goiás (Sincafé) e com o apoio do Sebrae Goiás, reuniu torrefadores, agentes da cadeia produtiva cafeeira e demais interessados no universo do café.

No Encontro Regional, a ABIC apresentou as novas exigências para a comercialização do café torrado, a nova rotulagem, informações sobre o mercado e estratégias para o desenvolvimento dos negócios, além de conteúdos atuais como o uso da inteligência artificial para as empresas do setor. A Associção ainda ouviu demandas locais e debateu formas de ação e de colaboração para a sustentabilidade das empresas goianas do segmento. 

Papel dos supermercadistas é estratégico 

Sandro Mabel, Presidente FIEG, abriu a cerimônia ressaltando a importância do evento em prol da qualidade do café e do envolvimento das entidades presentes. O executivo ainda se colocou à disposição, bem como a FIEG, para auxiliar no constante desenvolvimento das indústrias.

Em seguida, foi a vez de Pavel Cardoso, Presidente da ABIC apresentar os objetivos da Associação: “O desejo da ABIC é trabalhar lado a lado com os supermercadistas. A entidade defende, há mais de 50 anos, medidas em prol da qualidade. O país viu o consumo interno aumentar significativamente graças à auto-regulamentação. Parcerias mais coesas, mais juntas com os supermercados na entrega da boa qualidade ao consumidor é fundamental para a cadeia. É necessário dar direcionamento adequado aos industriais e demais atores do setor, sempre em defesa da qualidade”.

Pavel Cardoso, Presidente da ABIC (Foto: Alex Malheiros)

O Presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Sirlei Antônio do Couto, exaltou a importância da ABIC em conscientizar os supermercadistas sobre a responsabilidade compartilhada entre indústria e varejo em relação aos produtos vendidos. Ele ainda chamou a atenção para o Programa de Certificação da entidade e como ele é uma garantia de excelência para os consumidores. “Estamos prontos para trabalhar juntos. O nosso objetivo é dar vitalidade e resiliência ao setor. Por isso, a nossa responsabilidade é a de elevar o padrão de qualidade do café em nosso país”.

Ana Cláudia Cintra, Auditora Fiscal Federal Agropecuária no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), também esteve presente no Encontro e destacou o trabalho de certificação realizado pela ABIC, que, segundo ela, é referência internacional, principalmente, para o país que mais produz café no mundo.

Aline Marotti, Coordenadora de Qualidade da ABIC, palestrou sobre “A Certificação Agregando Valor ao Café”, cujo objetivo foi apresentar as diferenças entre os estilos de cafés e, também, as principais características de qualidade do produto. Celírio Inácio, Diretor Executivo da ABIC, também levou conteúdo de relevância ao Encontro. Ele apresentou um completo panorama sobre o mercado de café e as estratégias da ABIC para o desenvolvimento dos negócios. 

Dados do café no Estado: consumo médio de aproximadamente 753.180 sacas por ano

A ABIC possui 60 indústrias associadas em Goiás, um dos estados mais relevantes do Centro-Oeste quando o assunto é café. A região possui um consumo médio de aproximadamente 753.180 sacas (60 quilos) por ano. A produção industrial é de aproximadamente 57.998 sacas por mês, o equivalente a 695.976 sacas por ano. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a produção agrícola de café em Goiás no ano de 2023 foi de 201.800 sacas de arábica. Para 2024, a expectativa é a de que 255.700 sacas sejam produzidas.

Assessoria de Imprensa da ABIC | Usina da Comunicação

Claudia Abreu Campos | 21 9-9299-8411 | claudia@usinadacomunicacao.com.br Iron Ferreira | 21 9-95964817 | iron@usinadacomunicacao.com.br

Compartilhar: