ABIC entrevista: Caio Alonso Fontes, empreendedor e cofundador da Café Store

Em conversa com o Jornal do Café, o empresário falou sobre a importância de criar um canal de comunicação com o consumidor para expandir o conhecimento sobre cafés especiais

CAIO ALONSO FONTES
Divulgação
16/07/2021
Publicado em

A relação de Caio Alonso Fontes com o café vem desde  muito cedo, o que inspirou o empresário, junto com outros empreendedores, a criar a Café Store. Em conversa com o Jornal do Café, ele falou sobre as vantagens desse modelo de negócio e o desejo de criar um canal aberto de comunicação com o consumidor para expandir o conhecimento sobre cafés especiais. Confira!

De que forma surgiu a sua relação com o universo do café?

Sou nascido em Santos, então, naturalmente, o café faz parte do nosso dia a dia por ser o maior porto de exportação de cafés do Brasil e, também, por todas as histórias e desenvolvimento do café que passaram, e passam, pela cidade. Já a minha relação de trabalho com a bebida começou em 2003, quando lançamos a Revista Espresso, uma publicação dedicada ao tema café, com o propósito de educar e informar os consumidores e o mercado de café.

Por qual motivo decidiu investir em um e-commerce dedicado exclusivamente a esse universo?

A nossa plataforma de e-commerce nasceu em 2010, com o objetivo de conectar produtores e torrefadores aos consumidores e apaixonados pela bebida. Desde 2003, quando lançamos a revista e depois, em 2006, quando desenvolvemos a Feira Internacional de Café (hoje SIC – Semana Internacional do Café), enxergamos que existia um desafio de levar os cafés especiais para mais perto do consumidor. Muitos cafés eram difíceis de serem encontrados em pontos de venda tradicionais. Queremos ser para nossos parceiros um canal de relacionamento com os consumidores.

O seu consumidor possui um perfil definido ou ele é diverso?

Nosso consumidor é bastante diverso. Atendemos o Brasil inteiro. Temos clientes de todas as idades, com uma leve concentração na faixa etária de 24 a 45 anos. São pessoas que querem fazer parte desse universo de cafés especiais, sua cultura e experiência.

Quais os tipos de café mais consumidos hoje na Café Store?

Hoje, temos mais de 200 cafés na loja, de mais de 50 produtores e torrefadores diferentes. Cada vez mais vemos o consumidor buscando o café pelo sabor, pelas características sensoriais e pela sua história, além da marca. É muito comum um consumidor comprar diferentes tipos de café no mesmo pedido, mesclando os café em grão com cápsulas, por exemplo.

Quais as vantagens de comprar café on-line?

Quando falamos de um produto como o café especial, a compra on-line é uma experiência mais completa. Além da facilidade de encontrar uma variedade maior de cafés e receber o produto na porta da sua casa ou no trabalho, através do digital conseguimos compartilhar mais informações sobre o café, sua origem e suas histórias. Isso sem dúvida dá ao consumidor um maior poder de informação através do conteúdo e incrementa sua experiência de consumo.

Além do café, vocês também vendem acessórios, kits e outros produtos relacionados. Isso ajuda a tornar a experiência de beber café mais completa?

Exatamente. Queremos oferecer uma experiência completa aos consumidores. E no caso do café, os acessórios são fundamentais. Eles permitem ampliar as formas e métodos de preparo e, também, o sabor na xícara.

 Como funciona a seleção dos produtos vendidos no site?

Temos um time que cuida da curadoria e da degustação dos cafés. Temos uma parceria nativa com a Revista Espresso, o que nos dá um diferencial quando falamos em acessar os melhores cafés do brasil e seus produtores e torrefadores. Buscamos construir uma relação forte com nossos parceiros para que a Café Store seja muito mais que um e-commerce e sim uma plataforma de relacionamento com os consumidores.

Vocês conhecem a atuação da ABIC? Informam sobre os selos de certificação da Associação para os consumidores?

Sim, a ABIC é uma Associação de extrema importância para a indústria de cafés do Brasil, pois seu trabalho, desde a preocupação com a pureza do produto café até as análises dos produtos no varejo, é de grande valor para manter a posição do Brasil de grande consumidor de café mundial. Uma cadeia do café forte desde a ponta com produtos de qualidade precisa ter também na indústria um setor com ampla atuação para que o produto chegue na mesa dos brasileiros. Na Café Store trazemos para o nosso consumidor a possibilidade de encontrar os cafés certificados e filtrar a busca por esses tipos de produtos que tanto valorizamos.

Qual a importância de oferecer cafés certificados para os seus consumidores?

O café certificado tem como intuito mostrar para o consumidor que o produto que ele está adquirindo possui uma rastreabilidade de ponta a ponta. O café certificado mostra credibilidade ao consumidor, que está cada vez mais buscando produtos melhores, com procedência conhecida e que foque em qualidade.

Qual o espaço que o café ocupa hoje no coração e na mesa dos brasileiros?

O café sempre ocupou o coração e a mesa do brasileiro. Temos memórias gustativas e afetivas quando falamos de café. O movimento que está acontecendo hoje é importante pois resgata essa relação do consumidor com o café, mas também agrega novos hábitos e modos de preparo, apresenta tecnologias novas e dá a oportunidade do brasileiro diversificar e conhecer regiões produtoras de café de todo o Brasil.

Confira mais novidades sobre o universo do café!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: