Arena do conhecimento oferece conteúdo exclusivo aos participantes do ENCAFÉ

Setor do ENCAFÉ é focado em conteúdos didáticos

encafe dia 2-13
Imagem: Juliana Bizzo
25/11/2022
Publicado em

Durante o primeiro dia de atividades da 28ª edição do Encontro Nacional do Café (ENCAFÉ), os inscritos tiveram acesso a três cursos na Arena do Conhecimento, espaço destinado aos participantes que desejam adquirir ou aperfeiçoar conhecimento em áreas específicas do setor cafeeiro. Foram oferecidos formações com especialistas. Em um dos ambientes, o professor Leandro Carlos Paiva deu início, com a etapa teórica, ao curso de torra da CARMOMAQ. A continuidade, com a parte prática, será na tarde do dia 25/11 (sexta-feira): “Hoje, apresentamos aqui uma pequena parte desse abrangente processo. Queremos ajudar os membros da indústria que buscam novas qualidades e características para a bebida”, detalhou o instrutor.

[ABIC Entrevista Carmen Souza, Analista de competitividade do SEBRAE]

O segundo espaço abordou o mercado de cápsulas e foi conduzido por Denis Medina, Representante comercial para o Brasil da AluSense, líder global em cápsulas de alumínio, e Michaël Van de Vorst, gerente de exportações da empresa. O foco da capacirtação foi mostrar aos presentes um panorama do mercado: “Apresentamos os dados mais recentes do mercado internacional de cápsulas e as tendências que temos observado para a sua migração, considerando as de plástico para alumínio. A sustentabilidade também está muito bem inserida nesse contexto e é um dos pontos principais desse estudo”, salientou Medina. 

Arena contou também com degustação orientada

Já em um terceiro espaço da Arena do Conhecimento, Camila Arcanjo, Coordenadora do Centro de Preparação de Café do Sindicafé-SP, proporcionou aos participantes uma degustação orientada com 11 tipos de cafés torrados. Os integrantes experimentaram os diversos tipos da bebida e, ao final, compartilharam suas experiências e opiniões, que servirão de dados para a ABIC: “Essa é uma forma de coletarmos informações tanto de consumidores quanto de técnicos para conseguirmos analisar de forma conjunta. Esses dados farão parte da atualização do protocolo de cafés torrados da Associação”, apontou a coordenadora.

Redação: Usina da Comunicação

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