ABCD Café promove evento com produtores e especialistas no processo de fermentação

fermentação de café
12/04/2021
Publicado em

A Associação Brasileira de Classificadores e Degustadores de Café – ABCD realizou, no dia 23 de março, um seminário on-line sobre o processo de fermentação de Café, que contou com a presença de produtores, especialistas na comercialização desse tipo de produto, degustadores e estudiosos da área.

“Queremos desenvolver esse intercâmbio técnico, promovendo cada vez mais a divulgação de estudos e o compartilhamento de conhecimento sobre a cafeicultura. E, claro, também disseminar a importância da degustação e os modelos de classificação dos cafés”, explica Everton Tales, presidente da ABCD.

Moderado pela jornalista Luisa Nogueira, o seminário trouxe, na fala de João Batista Pavesi, doutor em Agronomia, informações sobre como são realizados os diferentes processos de fermentação e quais produtos resultam dessas iniciativas. Os produtores compartilharam suas experiências com os diferentes tipos de fermentação, em diversas regiões do Brasil, como Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Espírito Santo.

Desenvolvimento da prática de fermentação de café

“É prazeroso perceber como a prática da fermentação evoluiu nos últimos dez anos. E estar sempre em busca de conhecimento, que é o que nós estamos fazendo, é o que tem nos ajudado a crescer tanto nos últimos tempos”, destaca Edgard Bressani, consultor especializado em produção, torrefação, exportação e marketing de cafés especiais. 

Bressani, que também é sócio-diretor da Capricornio Coffees , destaca ainda outro ponto. “A fermentação agrega muito valor à comercialização do café, desde que seja bem conduzida”.

Silvio Leite, presidente do Centro de Comércio de Café da Bahia e especialista na análise sensorial de cafés especiais, faz coro. “Vale muito a pena investir na fermentação, mas é importante criar uma metodologia que dê para ser controlada e repetida, para criar um padrão de produção e produto”, aconselha.

Silvio alerta também para as particularidades de cada local onde o processo é realizado. “Os resultados podem ser diferentes em razão da região e de outros fatores. O importante é entender que é possível criar um processo de fermentação com custo adequado e conseguindo rentabilidade”, destaca. 

Compartilhar:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *