Café com manteiga: conheça essa história e seus efeitos

Combinação de café com manteiga é preferência para alguns

Café com Manteiga
Imagem: Unsplash
01/12/2022
Publicado em

O café, além de ser consumido puro, pode ser misturado com  outros ingredientes, transformando o seu sabor. O famoso pingado, por exemplo, se dá pela adição de leite à bebida, tornando seu sabor mais suave.

Outra combinação que tem conquistado adeptos é o café com manteiga, chamado por alguns de bulletproof coffee, em tradução livre, “café à prova de balas”, nome dado por David Asprey, fundador da empresa de suplementos Bulletproof. Segundo o empresário, a mistura traz uma série de benefícios para a saúde, como estimular a queima de gorduras e promover uma sensação duradoura de saciedade, reduzindo a fome, o que auxilia nas dietas.

A receita foi introduzida nos Estados Unidos a partir dos anos 2000 e se tornou o favorito entre os entusiastas fitness e aqueles em dietas com baixo teor de carboidratos e gorduras. No entanto, ela possui uma história muito antiga.

[Café com limão: combinação de alimentos realmente dá algum resultado?]

A história do café com manteiga

A prática de colocar uma gordura no café pode ser datada desde a Etiópia, no século IX. Mas, a atual receita tem mais relação com a iguaria chamada de nanyangkopi, que se traduz como “café do oceano austral”, e se tornou muito popular nos anos 30, em Cingapura, quando os operários o consumiam como um café da manhã rápido e barato.

Seu preparo é feito com camadas. A base é de café robusta bem forte. Um toque de água é adicionado para diluir a base do café e uma fatia de manteiga sem sal é colocada em cima. É necessário aguardar alguns segundos até os ingredientes se assentarem. O resultado é uma bebida rica, cremosa e intensa.

Benefícios são reais?

Os usuários da receita afirmam conseguir maior disposição e energia após o consumo. Em entrevista para o site Perfect Daily Grind, Anita Brodian, proprietária da torrefadora australiana Dark City Foundry, afirma que a bebida não sai da sua rotina matinal: “Bebo uma caneca todas as manhãs e já faço isso há alguns anos. Acho que isso ajuda na saciedade, já que treino de manhã, mas não tenho estômago para comer antes de uma sessão [de treino]. Isso me deixa satisfeita, mas ainda consigo treinar, então considero isso um benefício duplo. ”

No entanto, ainda não há pesquisas científicas balizando esses resultados, porém Daniel Benitti, cirurgião vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, destaca que a combinação impacta na digestão:  “A gordura na manteiga contém glicoesfingolipídios, ácidos graxos, que evitam infecções do trato gastrointestinal, especialmente, em crianças e idosos. Além disso, o ômega-3 e o ômega-6 presentes na manteiga retardam o metabolismo de cafeína do seu corpo, ou seja, o efeito dura mais tempo, evitando o choque que ocorre quando o estimulante acaba.”

Assim, café com manteiga pode trazer um novo sabor para sua rotina, mas lembre-se: seus benefícios não são comprovados cientificamente.

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: