Cafeomancia: você sabe o que é?

Técnica se baseia na leitura de borras de café para desvendar o futuro

A cup of coffee with an empty one aside
18/04/2022
Publicado em

Ao acabar de beber uma xícara de café não a limpe imediatamente! Você pode estar perdendo uma oportunidade de descobrir informações sobre o seu futuro. Pelo menos é isso que diz a cafeomancia, técnica que se utiliza da leitura de borras de café para prever o futuro.

A prática surgiu nos países árabes, em meados de 3.000 a.C, e teve forte presença na Turquia, Irã e partes da Rússia. Com o passar do tempo, a técnica foi difundida pela Europa Central até chegar na Itália, onde de fato se popularizou. A pessoa que deseja saber do seu futuro por meio da leitura de borra de café deve preparar a bebida no formato turco, onde pó e água vão juntos para xícara. O café deve ser servido em uma xícara de louça com interior liso e branco  e o consultante tem que tomar o café lentamente, concentrado no que deseja saber. Quando acabar, a xícara deverá ser coberta por um pires e virada de cabeça para baixo em um movimento rápido. O oráculo, então, observa atentamente o fundo da xícara, em busca de possíveis símbolos.

A leitura da borra acontece sempre da esquerda, simbolizando o passado, para a direita, que representa o futuro. Dependendo de onde os desenhos se encontram é possível interpretar se determinado evento já aconteceu, mas seus impactos ainda perduram, ou se é algo por vir. Por exemplo, caso o oráculo veja ondas, o que representa angústia, à esquerda, é sinal de que o momento ruim já passou, mas caso esteja na direita, é melhor se preparar para o que vier.

[Leia mais curiosidades sobre o grão: Café também dá Samba!]

Receita especial é usada para a leitura na cafeomancia

Para se praticar a cafeomancia, é importante que um pouco do pó de café fique no recipiente para ser “lido”, o que requer uma receita específica, a do café turco. Diferente do que estamos acostumados, ela não é filtrada, mas o pó é fervido com a água, resultando em uma bebida mais espessa, de sabor robusto, cujos restos ficam no fundo da xícara, tornado possível a leitura da borra.

Para fazer o drinque, você vai precisar de:

1 copo americano de água mineral;

1 colher de sopa de açúcar;

1 colher de sopa de pó de café.

Primeiro, coloque a água para ferver, quando entrar em ebulição, retire, adicione o café e açúcar e ferva novamente. É importante deixar a mistura atingir três pontos distintos de fervura. Ao final, acrescente uma colher de sopa de água fria. Depois, coloque a bebida em uma xícara de cor clara, com boca larga e sem relevos , e tente descobrir o que te espera no futuro!

Redação: Usina da Comunicação

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: