Cafeteria em Tóquio possui robôs garçons controlados remotamente por PCDs

A inovação, produzida pelo Laboratório Ory, venceu o Good Design Award 2021 e permite que pessoas com deficiências s físicas tenham acesso ao mercado de trabalho

Robos atuam como garçons no Japão. FOTO DE CAPA.
Crédito: Ory Lab
31/01/2022
Publicado em

Com o avanço significativo da tecnologia e da engenharia no mundo, o medo de que as máquinas substituam as pessoas no mercado de trabalho se tornou comum no século XXI. Porém, um exemplo que vem de longe nos mostra como esse pensamento está equivocado.

A cafeteria DAWN – Avatar Robot Café (Diverse Avatar Working Network), inaugurada em 2021, e localizada em Tóquio, no Japão, inovou ao utilizar garçons robôs controlados remotamente por PCDs (pessoas com deficiência). Sem sair de casa, os 50 colaboradores conseguem comandá-los através de dispositivos eletrônicos ou apenas com o movimento dos olhos.

Conhecidos como robôs Ory, as máquinas foram desenvolvidas pela startup Ory Lab, cujo objetivo é ajudar no desenvolvimento humano através da comunicação tecnológica. Além da cafeteria, eles também são encontrados em lojas de departamento e em estações de transporte, onde auxiliam os clientes e consumidores com dúvidas e orientações. 

Leia mais – Café e artesanato: conheça a empresa que transforma madeira de café em produtos para o uso diário

No ano passado, a inovação venceu o prêmio Good Design Award 2021. É um exemplo claro de que a tecnologia robótica não possui o objetivo de substituir os humanos, mas, sim, de proporcionar inclusão, desenvolvimento e qualidade de vida para toda a sociedade.

Confira abaixo um vídeo, publicado pelo jornal The Japan Times, que mostra como funciona a dinâmica no café DAWN:

Acesse o Jornal do Café para mais informações. Confira!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: