Certificação de Qualidade: um diferencial para a indústria e o consumidor

O selo de qualidade certifica a excelência do produto da indústria, sendo um diferencial competitivo em relação às demais marcas. Para o consumidor, é a garantia de respeito e segurança do alimento

certificação de qualidade
01/09/2021
Publicado em

Dentre os inúmeros esforços feitos pela Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC em prol do agronegócio café, a qualidade  é, e sempre será, uma prioridade. Além de conscientizar os industriais sobre a necessidade de atestar a procedência dos seus produtos, a entidade orienta os consumidores a comprarem e consumirem apenas cafés certificados.

A partir desse objetivo, a Associação criou, em 2004, o Selo de Qualidade, segmentado em 4 categorias: Gourmet, Superior, Tradicional e Extraforte, para mostrar aos consumidores os diferentes tipos de café e as suas qualidades. Cada uma das categorias apresenta características sensoriais diferentes que são avaliadas e aprovadas por um grupo de provadores especializados. 

O consumidor pode identificá-las através dos selos estampados nas embalagens ou utilizando o aplicativo ABICAFÉ, que além de identificar a categoria, mostra o perfil sensorial do produto.

Certificação exige aprovação em processo 

Além da certificação dos produtos, a empresa é auditada quanto às boas práticas de fabricação de todo o processo de industrialização, o que garante consistência da qualidade da certificação.

Após a concessão do Selo de Qualidade para o café, a empresa aceita participar do monitoramento constante que a ABIC realiza com todos os itens que são certificados em um dos seus programas.

Ademais, uma vez concedida, a certificação poderá ser retirada caso não haja comprometimento em manter o nível do café. Dessa forma, a Associação garante o compromisso com o consumidor e com os demais atores da indústria que se esforçam para entregar cafés de excelência. 

Vantagens da certificação

Para os apaixonados por café, escolher marcas certificadas pela ABIC é sinônimo de segurança de alimento e, ainda, saber exatamente o que é comprado, sem surpresas negativas e irregularidades. Já para as empresas, é um diferencial em relação às demais concorrentes que disputam espaço na gôndola. Certificação é uma garantia de satisfação total do cliente e uma forma de viabilizar a sua vinculação. 

Produto final com qualidade garantida

O Selo de Qualidade, concedido pelo Programa de Qualidade do Café – PQC, é o único que atesta o produto final e que garante qualidade tanto do processo quanto do artigo. Consolida-se como elo de confiança entre a indústria e os consumidores e pretende avançar sobre as questões básicas para uma verdadeira oferta de produtos qualificados.

Acesse o Jornal do Café para mais informações. Confira!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: