Clima favorece e colheita do café robusta no ES chega a 50% do total

40239fca07a7c7ee2ae639f7888684da-ii

Ainda assim, reclamações pontuais de falta de mão de obra foram relatadas no estado, devido às restrições por conta da pandemia.

As condições climáticas têm favorecido, de modo geral, o andamento da colheita da safra brasileira 2020/21 do café robusta. Segundo informações de colaboradores do Cepea, até o final da semana passada, o volume colhido havia atingido de 40 a 50% da produção esperada no Espírito Santo. Ainda assim, reclamações pontuais de falta de mão de obra foram relatadas no estado, devido às restrições por conta da pandemia de Covid-19.

Agentes apontam que, além das dificuldades em trazer trabalhadores de outros estados, muitos produtores optaram por empregar um menor número de colhedores, no intuito de melhor se adequar aos padrões fitossanitários. Com isso, as atividades avançam de forma um pouco mais lenta que na safra passada.

Já em Rondônia, colaboradores do Cepea não relatam diminuição na produção ou problemas com mão de obra. A colheita no estado também segue em ritmo acelerado: até a última semana, de 70 a 85% do volume total havia sido colhido.

Fonte: Portal DBO

Compartilhar:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *