Conheça os benefícios do café sem açúcar

A bebida pode ser mais saudável sem a substância

Cup of coffee with sugar
26/04/2022
Publicado em

Uma pergunta sempre é feita ao se pedir um café: com açúcar ou sem? Há aqueles que acreditam que a bebida deve ser amarga, sem nenhuma adição. Outros, preferem suavizá-la com um pouco de doce. Essa decisão, tão individual, pode ter uma influência muito grande, não só para o paladar, mas também para a saúde. 

O café possui uma série de benefícios que podem perder sua potência com a presença do açúcar. Se 50 ml de café puro possui somente 2,2 calorias, quando adoçado, ele chega a 30 calorias. Logo, para quem deseja emagrecer, vale cortar o aditivo.

Mônica Pinto, Coordenadora de projetos da ABIC e nutricionista formada pela UFRJ, aponta haver maneiras mais saudáveis de se adoçar o café, para aqueles que não abrem mão de sentir o sabor adocicado na bebida: “Existem adoçantes naturais que são mais saudáveis, aqueles à base de xilitol, eritritol ou stevia”, lembra.

[Saiba como o café pode ser um ótimo aliado para uma vida saudável]

O café puro também pode ajudar a manter a diabetes longe, devido à presença de antioxidantes que regulam os níveis de glicose no sangue. Essa propriedade, no entanto, é reduzida com a presença do açúcar, pois, ao ser consumido, ele estimula um ciclo que faz o corpo querer mais da substância, desregulando a glicemia.

Existem também outras opções de açúcares que são menos prejudiciais à saúde, como o demerara, de coco ou até o mascavo. Mel não industrializado pode ser uma boa escolha, pois contém proteínas, vitaminas e sais minerais, que trazem benefícios a saúde como: aumento da imunidade, efeito expectorante e função probiótica que favorece o bem-estar do intestino. Mas, como sempre, é preciso ter cuidado, como lembra Mônica: “ Mel é, em sua maior parte, açúcar. Ambos têm alto valor energético e, se considerarmos apenas a questão calórica, o adoçante é a opção mais indicada.”

Mudança deve ser gradual

Se quiser mudar o hábito, não adianta radicalizar. É necessário acostumar as papilas gustativas com o novo sabor. Para Mônica, uma boa tática é trocar o açúcar por outras especiarias, como canela, cacau em pó, cardamomo ou anis. “A diminuição gradativa do uso do adoçante ou açúcar é uma ótima técnica para chegar ao ponto de não adoçar”, afirma a nutricionista.

Além dos benefícios para a saúde, o café sem açúcar pode ser mais prazeroso. A bebida, principalmente, em cafés gourmet e especiais, possui uma dimensão de sabores que se perde ao adoçá-lo. 

Bebida pura é tendência entre entusiastas do café

Uma pesquisa realizada com parceria da Associação Brasileira da Industria de Café (ABIC) e o São Paulo Coffee Hub, empresa de inteligência de mercado, mostrou que entusiastas e especialistas do café preferem tomá-lo sem açúcar. Entre os entusiastas, essa média chega a 49% (e 28% tomam com açúcar) e, entre os especialistas, aqueles mais entendidos sobre o tema, chega a 81% (apenas 16% bebem com açúcar). Já para o público em geral, os números são mais equilibrados, com 34% consumindo sem o aditivo, diante de 39% que adoçam a bebida.

Acesse o Jornal do Café para mais informações. Confira!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: