Consumidor está mais seletivo e tecnológico na nova realidade

atacado-750x430
14/09/2020
Publicado em

Um novo consumidor está surgindo globalmente, com receio de sair, evitando aglomerações, com restrições financeiras e mais acesso a tecnologias digitais. Além disso, o perfil é de um consumidor mais consciente, reflexivo, seletivo e disposto a economizar, com mudanças de comportamentos que provavelmente não serão somente de curto prazo e em resposta ao momento atual de restrições impostas pela Covid-19. A maioria dos consumidores acredita também que viverá de forma muito diferente no futuro e as empresas enfrentarão novos desafios na nova realidade pós-pandemia. Essas são algumas das conclusões da pesquisa “Consumidores e a nova realidade” (Consumers and the new reality, em inglês), conduzida pela KPMG.

O conteúdo revelou ainda que, para que as organizações possam retomar seus negócios com sucesso, será fundamental entenderem os impactos da Covid-19 sobre os consumidores e como a pandemia deve moldar necessidades, comportamentos e preferências.

“O fato de os consumidores em geral esperarem que os efeitos da Covid-19 durem ao menos mais seis meses provavelmente é apoiado pela crescente necessidade de proteção contra imprevistos e mitigação de riscos. As organizações precisarão repensar seus negócios e modelos operacionais. A busca do consumidor por valor nas compras será uma mudança fundamental na definição de prioridades nos próximos meses. Além disso, os líderes empresariais precisarão investir em novos meios digitais de comunicação e de pagamentos que priorizem a segurança digital”, afirma Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul.

Para a maioria (82%) dos consumidores do Brasil, ainda segundo a pesquisa, a relação custo-benefício é o principal vetor de compra. Os consumidores brasileiros também priorizam confiança na marca (68%), segurança pessoal (71%) e facilidade de compra (73%).

*Trecho de conteúdo do Portal Newtrade. Leia na íntegra em https://newtrade.com.br/varejo/consumidor-esta-mais-seletivo-e-tecnologico-na-nova-realidade/

Compartilhar:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *