Dia do Consumo Consciente - Qual o seu impacto ambiental?

zukg4EL
15/10/2019
Publicado em

O Dia do Consumo Consciente, celebrado em 15 de outubro, é uma data ideal para a reflexão sobre a sua atuação em prol do meio ambiente e que pode trazer bons resultados mesmo que em ações simples. A ABIC, Associação Brasileira da Indústria de Café, tem incentivado o consumo consciente tanto para que o público consumidor de café possa contribuir com a melhoria do planeta e também colabore para minimizar os impactos ambientais, quanto também tem levado ideias de atitudes conscientes independente do aspecto, ou seja, muito além do café.

Ter uma postura sustentável é se preocupar com o todo, perceber que a sua ação ou a sua não-ação podem – e muito – impactar a vida no planeta. Muitas empresas, por exemplo, já adotam as canecas de porcelana e os squeezes no lugar de copos descartáveis para café e água. Mas, fora da empresa, é possível também andar com a sua garrafa de água ou mesmo com o seu copo plástico (existem modelos dobráveis) e em qualquer lugar que você for, poderá matar a sede sem usar descartáveis.

Separar os resíduos que você e sua família geram por tipos de materiais, destinando para a seleta coletiva, também são ações simples e que podem melhorar o todo. Mesmo que no seu prédio ou rua não tenha coleta seletiva da prefeitura, diversos supermercados e bairros possuem suas estações de reciclagem em que é possível levar os resíduos. Dá trabalho? Sem dúvida! Mas vale muito a pena pois mais do que fazer a sua parte, ainda serve de exemplo positivo para que outras pessoas se inspirem.

No âmbito do café, a ABIC realizou este ano – e desde sempre busca incentivar iniciativas sustentáveis – um material de comunicação com explicações sobre a Logística Reversa para as cápsulas de café e multibebidas. O material está disponível no site da ABIC, nas redes sociais e traz opções que as indústrias oferecem aos consumidores para que os materiais tenham o destino ambientalmente correto. A Associação também possui Certificação pautada na Sustentabilidade e certifica as empresas que possuem condutas éticas e sustentáveis, da lavoura à xícara.

“O consumo consciente pode ser aplicável em diversas ações. Mesmo em casa, com tempo de banho curto, fechando a torneira quando não estiver em uso, na escola otimizando materiais e uniformes, com uma troca positiva entre os alunos e pais, nas empresas com apoio para que façam a coleta seletiva, encaminhem materiais para compostagem e minimizem o uso de papel em cópias, entre outros. Com o café não é diferente e essa é uma grande preocupação da nossa entidade”, afirma Ianos Mueller, Vice-presidente de PMES, Meio Ambiente e Sustentabilidade da ABIC.

Neste dia 15 de outubro, a ABIC convida todos os amantes do café a postarem suas ações sustentáveis nas redes sociais e utilizarem a #consumoconsciente e também a marcarem a @tudodecafe para que possamos criar uma corrente do bem e incentivar e inspirar outras pessoas a tornarem ações do dia a dia mais sustentáveis. Vamos juntos nessa causa?

Compartilhar: