Aprenda a identificar cafés puros e de qualidade

Verificar a procedência do café na hora da compra é essencial para garantir a segurança de alimento, evitar impurezas e preservar o aroma e o sabor característico da bebida

Aprenda a identificar cafés puros e de qualidade
Crédito: }Freepik
17/01/2022
Publicado em

Além de representar e promover o trabalho da indústria cafeeira nacional, a Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC se esforça para conscientizar a população sobre a necessidade e a importância de escolher marcas que respeitem o consumidor e possuam compromisso com a qualidade e a pureza dos seus produtos. O Jornal do Café separou algumas dicas que irão auxiliar o consumidor no momento da compra.

Por que escolher cafés certificados?

O café é um item essencial na mesa de todos os brasileiros, cujo sabor e aroma são os quesitos que mais chamam a atenção dos amantes da bebida. Mas, prestar atenção na pureza e na qualidade do produto deve ser a principal preocupação do consumidor. 

Os Selos de Certificação da ABIC foram desenvolvidos para auxiliar a escolha no momento da compra. Dessa forma, é possível reconhecer as marcas que, realmente, oferecem um café com qualidade, preservando as suas características fundamentais e afastando as chances de surpresas negativas ou irregularidades. 

Basta procurar pelos selos nas embalagens ou utilizar o aplicativo ABICAFÉ para escanear o QR Code.

Fiscalização a favor do consumidor

As certificações são possíveis e confiáveis graças ao alto padrão de fiscalização dos seus programas. As empresas participantes são auditadas quanto às boas práticas de fabricação de todo o processo de industrialização, o que garante consistência. 

Uma vez dentro do programa, a empresa é constantemente monitorada, podendo ser retirada caso não haja comprometimento em manter o nível do café. Além de conquistar a fidelidade do cliente, é uma forma de se diferenciar das demais marcas concorrentes.

A penalidade para as empresas associadas que tiverem seus cafés detectados como impuros são duras, podendo sofrer processos administrativos e até a exclusão do quadro social.

Leia mais – Com foco no consumo de cafés certificados, ABIC lança campanha estrelada por Carolina Ferraz

Consequências de consumir cafés sem certificações

Ao comprar cafés que não possuem o Selo de Certificação da ABIC, o consumidor coloca a sua saúde em risco. Algumas empresas adicionam materiais estranhos à composição dos seus produtos, antes do processo de torrefação. O pó, resultante da moagem do grão, possui cor e textura que torna imperceptível o reconhecimento de impurezas, detectadas apenas com aparelhos e métodos especiais. Escolher cafés com certificação significa consumir uma bebida sem nenhum tipo de adulteração ou irregularidade.

Número de cafés certificados cresce no Brasil

Nos últimos três anos, o número de cafés certificados de alta qualidade (Gourmet) sofreu um aumento de 46% e a taxa de crescimento do quadro associativo da entidade chegou a 7,9% em 2020, reflexo de uma indústria mais preocupada em estampar os Selos de Certificação em suas embalagens. Garantir a pureza e  qualidade dos cafés é um trabalho de longa data realizado pela ABIC, sempre  preocupada em alertar os consumidores sobre os riscos de ingerir cafés que não fazem o controle de maneira correta e não combatem as impurezas.

Acesse o Jornal do Café para mais informações. Confira!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: