Qual a importância do QR Code nas embalagens de café?

Para os consumidores, é a garantia de saber que o produto possui certificação atestada pela ABIC. Para o industrial, é a vantagem competitiva em oferecer um café puro e com qualidade

Qual a importância do QR Code nas embalagens de café. Crédito ABIC
03/09/2021
Publicado em

Para os consumidores, é a garantia de saber que o produto possui certificação atestada pela ABIC. Para o industrial, é a vantagem competitiva em oferecer um café puro e com qualidade

Não é de hoje que a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) se empenha para elevar o nível do café nacional, bem como em orientar os consumidores e apoiar os industriais. Além da criação dos inúmeros programas de certificação, que auxiliam na manutenção da qualidade dos produtos, a Associação também desenvolve uma série de iniciativas para inibir o uso indevido de suas certificações. Estampar o selo QR Code nas embalagens é uma dessas ações.

Imagine a seguinte cena: o consumidor chega na gôndola em busca de um pacote de café. Dentre as inúmeras marcas que estão expostas, qual será a escolhida? Embora o preço seja um critério, a confiabilidade e a segurança do alimento também devem ser levados em consideração. Ao analisar as embalagens, o cliente encontrará o selo com o QR Code estampado e poderá, ao apontar a câmera do celular, autenticar se a certificação está válida e saber mais informações sobre o produto. Dados como a composição estarão à disposição, assim como as certificações concedidas pela ABIC.

Vantagem e segurança

O consumidor está cada vez mais atento aos alimentos que ele ingere. Portanto, para o industrial, estampar o selo QR Code nas embalagens é uma forma de propor um diferencial ao seu cliente, que poderá acessar mais informações sem a necessidade de utilizar muito espaço visual das embalagens. Outros benefícios do uso do selo com QR Code são a possibilidade de interação, onde o usuário terá contato com outros artigos da marca, e a inibição dos selos imitativos, o que garante confiabilidade.

Para o amante do café, a vantagem está na oportunidade de saber mais sobre o produto no momento da compra. O selo QR Code é um artifício virtual que auxilia no acesso a mais informações, proporcionando uma escolha mais consciente por parte do consumidor. 

Leia: Como vender café certificado com valores agregados?

De acordo com um estudo da Salesforce, especialista em pesquisas de experiência de consumo, 89% dos clientes brasileiros declaram que tão importante quanto os produtos e serviços comercializados é a experiência que a marca possibilita. 94% deles acreditam que um fator essencial para isso é ser tratado como uma pessoa e não apenas como um número.

ABICafé

Outra iniciativa importante na prevenção de irregularidades e selos imitativos é o ABICafé. O aplicativo, desenvolvido pela Associação, permite que os usuários façam uma rápida consulta no momento da compra justamente para saber se o produto que eles pretendem adquirir é certificado e atende os padrões exigidos de pureza e qualidade da ABIC. Basta o consumidor baixar o App em sua loja virtual – App Store ou Google Play – escanear o código de barras ou QR Code no rótulo e saberá se o produto a ser comprado está dentro dos padrões ABIC.

Além disso, estarão disponíveis informações sobre o perfil de sabor, que descreve atributos como aroma, bebida, torra e corpo, e informações a respeito das categorias de qualidade, que são Tradicional, Extraforte, Superior e Gourmet. O consumidor também poderá conhecer os programas de certificação da ABIC, como Pureza, Qualidade, Sustentabilidade e Cápsula.

Acesse o Jornal do Café para mais informações. Confira!

Assessoria de impresa: Usina da Comunicação

Compartilhar: